loading gif
Loading...

Yaka

Pepetela

1983

Sinopse

A ideia do Yaka nasce em Benguela em 1975, estávamos numa "espera " nocturna do inimigo e eu disse que tinha que escrever um livro que aproveitasse o privilégio que eu tive de ter nascido de uma família colonial, numa cidade colonial, de ter lutado contra esse sistema colonial e de estar na minha cidade natal quanto termina o colonialismo...Foi aí que nasceu a ideia e a partir daí eu juntei todos os textos sobre Benguela e sobre a região centro sul, quando saí do governo, uma semana depois comecei a escrever o livro, a dois de janeiro de 1993. Tive que escrever o livro de pé. "Eu estava completamente preso à história quando escrevi o Yaka" - Pepetela.

É um livro sobre a história da colonização em Angola e, simultaneamente a história da luta pela queda dessa colonização. Uma saga sobre cem anos da história do país vistos através da evolução de uma família e do seu percurso por Angola. Pepetela acompanha a vida de personagens idos de Portugal para Angola no século XIX, com personagens idos do Brasil, essencialmente deportados, e pessoas descontentes com descontentes com a independência do Brasil.

A história vai até à independência de Angola em 1975. Termina em Benguela. Na última geração, como foi comum a muitas famílias há histórias de vidas com opções diferentes dentro dos diferentes partidos angolanos.

Toda a história é acompanhada por Yaka, a estátua que acompanha toda a história da família e que no fim é entendida na sua mensagem pelo último dos membros da família.

Nesta obra Pepetela assume em absoluto a sua função de romancista-historiador:

"Nesse livro eu pretendia mostrar uma vertente europeia na cultura que existe nas cidades da costa angolana. Há a intenção de dizer que há um legado cultural da colonização. Custou-me muito escrevê-lo porque eu estava demasiado amarrado á história. É um livro onde acredito não hajam muitos erros históricos."

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Avaliações

Sukiankasa avaliou com .

Favoritos

Edna Dias adicionou aos favoritos
Gabriel Soares adicionou aos favoritos

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal