Loading...

O Vale Da Paixão


Votos de UtilizadoresVotos de UtilizadoresVotos de UtilizadoresVotos de UtilizadoresVotos de Utilizadores
Seja o primeiro a votar, clique na pontuação que deseja atribuír. Registe-se para votar.

Sinopse

O Vale da Paixão foi publicado em 1998, pelas Publicações Dom Quixote. Trata-se de um livro relativamente breve, 241 páginas na edição original, ainda que a acção se reporte, na totalidade, a  cerca de cinquenta anos do século passado, invocados através da voz de uma narradora, que nunca a si mesma se nomeia.
É ela quem durante uma noite, depois de ter recebido uma manta de soldado, relíquia de Walter Dias, seu pai, clama pela sua figura, reconstitui a sua vida de trotamundos, reabilitando a sua imagem e transformando-o de banido em herói, através de um discurso poético dramatizado. Custódio Dias, o tio coxo que lhe serviu de pai, Francisco Dias, o avô, ou a mãe, Maria Ema, entre outros, compõem um romance de família, construído através de 100 longos parágrafos, correspondendo cada um deles a uma invocação especial. A figura de Walter Dias tem sido apontada como uma personagem fortemente representativa da diáspora portuguesa e europeia do século XX. Sobre este livro, a autora costuma referir o título original, Diante da Manta do Soldado, como aquele que melhor teria traduzido a atmosfera da narrativa.

O Vale da Paixão obteve o Prémio D.Diniz  da Fundação da Casa de Mateus, o Prémio PEN Clube Português de Ficção, o Prémio Máxima de Literatura, o Prémio Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa e o Prix Jean Monnet de Littérature Européenne do Ano 2000.

Encontra-se publicado em França pelas Éditions Métailié, na Alemanha por  Shurkamp Verlag, nos EUA por Harcourt Inc, em Espanha pela Editorial Seix Barral, na Grécia pela Polis Publishers, na Suécia pela Brombergs  Bokforlag, em Itália pela Bompiani, em Israel pela Hakibbutz Hameuchad, no Brasil pela  Editora Record, na Juguslávia por Narodna Knjiga, na Islândia pela Fjldi-Vasa e no Reino Unido pela Harvill.

 

Comentários

Precisa de se registar para aceder aos comentários.

Voltar

Top 10 de vendas

Novidades

Questão

Qual a secção do Portal da Literatura de que mais gosta?

Livros 43.31 %
Poesia 17.83 %
Também Escrevo 14.65 %
Escritores 11.46 %
Pensamentos 4.46 %
Adivinhas 2.55 %
Editoras 2.55 %
Provérbios 1.91 %
Vídeos 1.27 %

157 voto(s) até ao momento

Para poder votar é necessário estar registado no Portal da Literatura.
Registe-se

Este website contém 2779 autores e 6792 obras.