Loading...

O Vento Assobiando Nas Gruas


Votos de UtilizadoresVotos de UtilizadoresVotos de UtilizadoresVotos de UtilizadoresVotos de Utilizadores
Seja o primeiro a votar, clique na pontuação que deseja atribuír. Registe-se para votar.

Sinopse

O oitavo romance de Lídia Jorge foi publicado em 2002, por Publicações Dom Quixote. Obra extensa, com 538 páginas na versão original, a sua acção desenvolve-se em torno da relação entre Milene e Antonino Mata, figuras-chave no embate entre duas famílias de estruturas diferentes, numa sociedade em mudança. Na badana da primeira edição pode ler-se -  O Vento Assobiando nas Gruas é um livro ancorado sobre dois mundos – um mundo contemporâneo, envolvido com a transformação acelerada da Terra, movido pelo sentido selvagem do futuro, e um outro mais antigo, onde a história duma velha fábrica se cruza com a sorte de uma família numerosa, recém-chegada de África. Dois mundos, à primeira vista irreconciliáveis, e no entanto, a aproximá-los, por obra do acaso, caminha desde a primeira página a figura de Milene Leandro, a rapariga singular, para quem tudo nasce pela primeira vez, e que na simplicidade do seu juízo, acabará por obrigar os outros à revelação de si mesmos…”  Milene é a figura central, sendo inclusive através dos seus olhos que o leitor entra na narrativa. O Vento Assobiando nas Gruas tem sido entendido como o livro em que a autora melhor clarifica a sua obsessão pelo confronto entre o bem e o mal, através do embate que cria entre os carrascos e as suas vítimas mudas.

Lídia Jorge obteve com este livro o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, 2003, o Prémio Correntes d’Escritas/Casino da Póvoa de  02004, e foi ainda na sequência da sua publicação na Alemanha que lhe foi atribuído o Prémio Albatroz da Fundação Günter Grass,  pelo conjunto da obra

Encontra-se traduzido na Alemanha pela Shurkamp Verlag, em França pelas Éditions Métailié e em Israel pela editora Hakibbutz.

Comentários

Precisa de se registar para aceder aos comentários.

Voltar

Top 10 de vendas

Novidades

Questão

Qual a secção do Portal da Literatura de que mais gosta?

Livros 43.31 %
Poesia 17.83 %
Também Escrevo 14.65 %
Escritores 11.46 %
Pensamentos 4.46 %
Adivinhas 2.55 %
Editoras 2.55 %
Provérbios 1.91 %
Vídeos 1.27 %

157 voto(s) até ao momento

Para poder votar é necessário estar registado no Portal da Literatura.
Registe-se

Este website contém 2779 autores e 6792 obras.