Loading...

Agenda de Eventos

A biografia: o que é uma vida interessante?

Publicado por: Portal da Literatura
Data: 22 Abr, 2017
Hora: 14:30

Oficina de escrita creativa com Carla Maia de Almeida

«Houve um tempo em que nenhuma mulher da tua família podia votar.
Apenas por ser mulher. Mãe, avó, tia, irmã, sobrinha, prima, não importava. Mesmo que fossem muito inteligentes, mesmo que tivessem lido cem ou duzentos livros (o que seria imenso!), mesmo que soubessem dizer a tabuada de trás para a frente ou o nome de todos os rios e afluentes da Ásia (o que seria incrível!), tinham contra si uma série de leis que as julgavam como inferiores aos homens.»
(Ana de Castro Osório – A Mulher que Votou na Literatura, ed. Pato Lógico/IN-CM, 2015)

Como se começa uma biografia destinada aos leitores mais novos? Como se acaba? Como se relaciona com a História? Por onde se começa a pesquisa? Devemos «cortar» os factos menos agradáveis da vida da pessoa? Como é que a ilustração se liga com o texto?

Partindo da biografia de Ana de Castro Osório (1872-1935), que se notabilizou pela defesa dos direitos das mulheres e pelo seu papel pioneiro como editora e escritora de livros para crianças, a proposta desta oficina é explicar como se escreve um texto biográfico – que está a meio caminho entre o jornalismo e a literatura – e provocar o debate vivo entre as crianças. Os participantes terão oportunidade de escrever (individualmente ou em grupo) eles próprios, um texto biográfico original.

Local: Anagrama Oficina de Sonhos, Lisboa.

Voltar

Subscreva a Newsletter do Portal da Literatura

E recebe os destaques e as novidades no seu email.