loading gif
Loading...

Agenda de Eventos

Francisco Louçã e Michael Ash analisam a desordem financeira na era da globalização em «Sombras» - Uma história do pensamento político, social e económico

Lançamento em Portugal
27 Out, 2017
09:00h

Sombras é o mais recente livro de Francisco Louçã, escrito em conjunto com o professor de Economia e Política Pública norte-americano Michael Ash, com prefácio de Eduardo Lourenço, que chegará às livrarias na próxima sexta-feira, 27 de outubro.

Neste trabalho de alcance histórico e pés bem assentes na atualidade, que aborda a história do pensamento político, social e económico do nosso tempo, os dois autores embrenham-se nos meandros da banca-sombra para explicar como se chegou ao atual estado de desordem e crise. Da desregulamentação dos reguladores à estagnação do crescimento, este é um livro indispensável para entendermos o mundo em que vivemos e as forças que o controlam, pré e pós-Donald Trump.

«No final da segunda década do século XXI, os iminentes perigos económicos serão a gestão de Trump, a bolha especulativa promovida pelas injeções de liquidez pelos bancos centrais, a montanha de dívida na economia chinesa e a fragilidade intrínseca do euro. (…) As bolsas europeias reanimaram-se com os estímulos de Mario Draghi e do Banco Central Europeu, e um confortável efeito de enriquecimento entre os detentores de património financeiro veio estimular novas bolhas imobiliárias. Os negócios parecem correr bem.

Ao longo deste livro argumentaremos que esses resultados são uma ilusão e que essa ilusão é perigosa. Veremos como há uma década se foram acumulando os fatores de crise que conduziram à recessão desencadeada por perturbações numa pequena parte do mercado financeiro, e como se vai repetindo esse processo impulsionado pela desregulamentação e pelo agigantamento da finança-sombra.»

Mapa

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal