Victor Sousa Lopes
Biografia
Vitor Sousa Lopes, nascido em Lisboa, em 1949, cursa o ensino industrial. Embora se tenha aplicado ao exercício das ciências tecnológicas, o estudo e divulgação de temas de azulejaria passa a ser o seu grande objectivo, que cultiva com paixão. Frequentou cursos de técnicas de azulejaria antiga e de restauro. É membro de várias agremiações culturais, entre as quais, a Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, Grupo Amigos de Lisboa, Associação para o Desenvolvimento da Conservação e Restauro e Sociedade Portuguesa de Autores, onde exerceu a sua actividade profissional.
Iniciou-se em 1983, com O Azulejo no Século XVIII - Breve Apontamento (Direcção-Geral de Divulgação), a que se seguiu, em 1999, Contribuição para o Conhecimento da Actividade Fabril do Azulejo em Portugal (Circulo Dr. José Figueiredo).
Com colaboração dispersa pelos jornais e nas revistas A Arte do Azulejo em Portugal (Jornal O Independente); No Aniversário de Santos Simões (Diário Popular), O Azulejo como motivo de atracção turística (Jornal Ambitur); Uma história aos quadradinhos e AZULEJOS: Beleza na intimidade (Revista Autores), publicou ainda Oficinas Industrializadas de Aveiro (Revista Gentes e Locais); Portugal o Planeta dos Azulejos (Revista Vilas e Cidades). Foi durante vários anos colaborador assíduo da Revista História (Publicações Projornal) escrevendo trabalhos sobre Azulejaria.
Publicou ainda Estudos de Azulejaria de J. M. dos Santos Simões (Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2001); Testemunho nas Paredes - Ensaios de Azulejaria (ACD- Editores, 2001 e Figuras de Presépio na Azulejaria Portuguesa (Agenda SPA 2007). Recentemente deu a lume AUTORES, Índices dos Nºs. 1 A 172 ( Sociedade Portuguesa de Autores, 2007); A Palavra dos Autores - antologia de textos (SPA, 2007) e tem no prelo Conversas no Café Gelo (Editora Prefácio).
Paralelamente com estes trabalhos, encontra-se em fase de conclusão “OS DIAS DO “BARRACUDA” a última das ‘armas secretas’ da Marinha Portuguesa”que será lançado no próximo ano.