loading gif
Loading...

O Pássaro dos Segredos

João Morgado

2014 Edição Kreamus

Sinopse

Pai e filho, confidentes da vida. Uma história de ternura e intimidade, em que se relata o ambiente de uma família no cenário antes do “25 de Abril” em que as “paredes tinha ouvidos” e era preciso guardar segredos. Uma criança a olhar ingenuamente para a revolução e a segurar a antena da rádio para ouvir o povo que nas ruas já gritava “liberdade”. 

«Foi com curiosidade e interesse que iniciei a leitura deste conto. Estava longe de imaginar o que iria sentir, de como me sentiria identificado. Estava longe de imaginar o encanto, a força que tem esta celebração de Abril e da liberdade. A primeira leitura causou-me uma forte emoção…» 

Manuel B. Martins Guerreiro que participou na preparação do 25 de Abril de 1974, integrou os vários órgãos do MFA, foi membro Conselho de Revolução

«Um hino ao amor, mas também à infância, à figura tutelar do pai, e à família como núcleo que preenchia “o ninho”, a casa carregada de ternura e de uma felicidade como que enclausurada dentro de um ovo que viria, mais tarde, a eclodir. Essa recordação da vivência com o pai-herói remonta a um tempo psicologicamente cinzento, frio, demorado, atmosfera bafienta de muitos temores interrompidos aqui e ali por algumas gargalhadas sarcásticas, como chicotes a forçar o andamento dessa besta sem cor e sem alma que a todos tolhia e ameaçava, na época em que "as paredes tinham ouvidos".

- Joaquim Pessoa, poeta.

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Outros livros de João Morgado

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal