loading gif
Loading...

O voo da ave

Teresa Durães

2012

Sinopse

Romance:

 

Ano de 565 d.c.. A Gallecia está numa calma aparente desde que Teodomiro, o Rei Suevo, se converteu aos cristianismo pela mão de Martinho de Dume. Os Suevos dominavam toda a região e a maior parte da Lusitânia também. Com Dume instalado em Bracara Augusta, os homens da fé estão em todo o lado. Andam a pregar sobre o amor e os bons costumes mas mantêm o populi como seus escravos.

Para Cabura, que pertence a uma tribo da Montanha, onde sempre viveu num Castro, preservando a tradição, honrando a Natureza, e os Deuses, é-lhe difícil entender os forasteiros e as suas estranhas formas de pensar. Chefe dos Castros, chefe dos chefes menores, responsável por todos os que o rodeiam,  quanto mais sabe sobre Dume, através das informações que os seus homens trazem nas expedições que efectuam ou na leituras dos oráculos, mais teme o futuro. O frati é demasiado ambicioso, convincente. Se o seu deus quer transformar as tribos no seu rebanho, certamente terá sucesso pois correm rumores que os servos dos Suevos já começaram a converterem-se. Não tardará muito que as Montanhas ficarão isoladas de tudo o mais. Até ao momento em que lá chegarem. Porque chegarão.

Lucius, contra sua vontade, é designado por Dume a partir para as Montanhas. Não é um monge de mosteiro, mas da côrte, e a ausência de conforto não o atrai nesta missão de cristianização. Tenciona permanecer o menos tempo possível entre a tribo e a sua ambição é maior do que a fé.

Enquanto Cabura permanecer o Chefe dos chefes Lucius actuará discretamente. Mas Cabura morre e Lobese, quem o sucede, é aliciado pelo cristão. Andero e Terlis, dois chefes menores, ficam apreensivos, mas não suspeitam o que há-de vir.

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Outros livros de Teresa Durães

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal