loading gif
Loading...

Notícias



Rentrée editorial do Grupo BertrandCírculo

07 Set, 2022

O Grupo BertrandCírculo, composto pela Bertrand Editora, Quetzal, Temas e Debates, Círculo de Leitores, Contraponto, Pergaminho, ArtePlural, GestãoPlus, Verso de Kapa e 11x17, apresenta os maiores destaques com publicação até ao final do ano.

Bertrand – ficção

Neste último trimestre do ano, a ficção estrangeira da Bertrand Editora arranca com a visão distópica de Diane Cook, no livro O Novo Território Selvagem. Este é o seu romance de estreia, no qual a autora explora, por um lado, o desdém do ser humano pela natureza, e, por outro, a imensidão do amor de uma mãe. As alterações climáticas, tema que sobrevoa todo o romance, deram origem, como todas as inquietações humanas, a um subgénero literário próprio. Numa altura em que cada vez mais se reflete sobre o impacto das redes sociais nas nossas vidas, em setembro é publicado Sobre Isto Ninguém Fala, de Patricia Lockwood, um romance prodigioso que foi finalista do Booker Prize, do Women’s Prize e do Center for Fiction First Novel Prize de Nova Iorque nas edições de 2021 e vencedor, neste ano de 2022, do Dylan Thomas Prize, um dos mais prestigiantes prémios literários internacionais para jovens autores.


O Caso Christie, de Nina de Gramont, é uma das primeiras novidades de outubro na Bertrand Editora. Tomando como ponto de partida o desaparecimento até hoje por explicar de Agatha Christie durante 11 dias – a senhora Christie é, neste livro belíssimo, uma das personagens principais –, Nina de Gramont tece maravilhosamente um mistério que é um encanto tanto para os fãs da Rainha do Crime quanto para os fãs do melhor suspense dos nossos dias. Ainda em outubro, chega mais uma obra de um dos autores mais marcantes do thriller e da ficção científica: James Rollins. A Coroa sem Estrelas é um épico de fantasia de grande fôlego, no qual Rollins oferece aos leitores uma aventura profundamente visionária, que mistura ciência e um universo mágico com um conjunto de heróis improváveis numa perigosa jornada para desvendar os segredos de um passado remoto e salvar o seu mundo.

Danielle Steel, Jeffrey Archer, John Grisham e Stephen King, autores sempre presentes no catálogo da Bertrand Editora e nomes incontornáveis da ficção internacional, terão novos livros em novembro. De Danielle Steel, a mais popular escritora contemporânea, a Bertrand Editora publicará Uma Amizade, uma história comovedora sobre segredos dolorosos, segundas oportunidades e o poder do amor e da coragem face às mais graves dificuldades da vida. Do grande contador de histórias que é Jeffrey Archer, chegará às livrarias Só Por Cima do Meu Cadáver. Depois de Fazer Vista Grossa, este será o quarto título da nova série «William Warwick» – quatro casos, quatro assassinos, e só mesmo Warwick os poderá travar. Do mestre do thriller jurídico John Grisham, chegará A Lista do Juiz, romance que assinala o regresso da personagem de Lacy Stoltz, que todos conhecemos em A Denúncia (2017). De Stephen King, o mestre da literatura do suspense e do horror, chegará às livrarias Billy Summers, um romance que se inscreve já como um dos melhores de sempre deste prolífico autor e que tem recebido as melhores críticas da imprensa internacional. Billy Summers é um homem com uma arma e, ao invés de outros títulos da vasta obra de King com especial enfoque no sobrenatural, em Billy Summers o leitor submerge num thriller perturbador com monstros bem reais. Também em novembro, a Bertrand Editora publicará Senhor do Caos, o Livro VI de «A Roda do Tempo», a saga de fantasia épica de Robert Jordan que inspirou a série homónima agora disponível em streaming na Amazon Prime Video, protagonizada por Rosamund Pike. A ficção estrangeira encerra o ano com uma nova edição daquele que é talvez o mais imortal romance do século XX: 1984, do escritor britânico George Orwell. Esta edição verdadeiramente especial contará com um prefácio de Francisco Louçã e design e ilustrações de André Carrilho. Ao texto de Orwell juntam-se nesta edição cerca de quatro dezenas de ilustrações, que se fundem assombrosamente com a narrativa.
Respeitante à literatura portuguesa, chega em setembro pela mão de Gonçalo M. Tavares O Diabo, o terceiro livro do mundo literário das Mitologias, um universo habitado por personagens que se movem num tempo e espaço indeterminados onde o referencial é aquilo que nos vai sendo contado. Aqui, a verdade científica e a sua lógica pouco importam. Um regresso celebrado de um dos melhores e mais prolíficos escritores da literatura portuguesa contemporânea.
Outubro traz um fresco interessantíssimo de Lisboa no final do século XIX e dos seus vários cambiantes sociais, com muita intriga e muita conspiração, cuja ação termina na Ilha de Moçambique. O Homem Mais Feliz de África, do jornalista Miguel Szymanski, é uma narrativa histórica baseada numa história de família verídica. O mês fecha com uma nova edição de Estrada de Santiago, de Aquilino Ribeiro, com prefácio de Luís Marques Mendes e introdução de Paulo Neto.

Bertrand Editora – não-ficção

A não-ficção da Bertrand Editora inicia setembro com Horizontes – Uma História Global da Ciência, de James Poskett. Esta é uma história da ciência como nunca a lemos – uma narrativa que nos fala de heróis esquecidos, cientistas, investigadores e sábios não ocidentais postos à margem –, que nos leva para lá do cânone ocidental e prova que as maiores descobertas vieram sempre do intercâmbio de ideias entre diferentes culturas de todo o mundo. Poskett faz-nos revisitar a história da ciência, viajando além da Europa, com o intuito de nela inscrever os nomes de cientistas africanos, americanos, asiáticos e do Pacífico deixados para trás. De Martin Ford, perito em inteligência artificial e robótica, chega ainda em setembro O Futuro da Inteligência Artificial, para nos mostrar a transformação que já está a acontecer. A inteligência artificial já alterou quase todas as áreas da nossa vida, mas a verdadeira revolução ainda está para chegar. Por seu turno, Nicholas Jubber traz-nos uma investigação aprofundada sobre a vida dos sonhadores que criaram os nossos mais acarinhados contos de fadas em Os Contadores de Histórias.
No mês de outubro, chega às livrarias nacionais A Minha História na Física – O Voo dos Estorninhos e Outros Sistemas Complexos, de Giorgio Parisi, com prefácio de Carlos Fiolhais. Trata-se de uma viagem à mente genial do Nobel da Física 2021, que pesquisou e procurou definir as regras de sistemas complexos, pois para ele os sistemas simples sempre pareceram demasiado aborrecidos. Um livro escrito com talento, com paixão e inteligência, que revela o olhar humanista por trás do génio científico. «Que tipo de relato leríamos se tivéssemos África e os africanos como foco da nossa pesquisa e investigação?» Com base nessa perspetiva, Howard W. French conta-nos em Origem: África a história detalhada de seis séculos de desenvolvimento mundial, demonstrando como a ascensão económica da Europa, o seu desenvolvimento político e a concretização dos ideais do Iluminismo se construíram à custa da desumanização e da exploração do Continente Negro, numa busca incessante por ouro e mão de obra escravizada. Com outubro chega-nos também A Torre dos Segredos – Os Mundos Paralelos de Camões e Damião de Góis, de Edward Wilson-Lee. Este livro é um mistério de assassinato, o relato de um julgamento inquisitorial, uma história das realidades que aguardavam os europeus à sua chegada à Índia e à China, os desafios que essas maravilhas traziam às crenças de longa data e a vasta conspiração para silenciar as questões colocadas sobre a natureza da história e da vida humana. No mesmo mês, é ainda publicado Questões Escaldantes, de Margaret Atwood, ensaios e textos ocasionais da autora de 2004 a 2021. Novembro não podia começar da melhor forma para a não-ficção da Bertrand. Rússia – Revolução e Guerra Civil (1917- 1921) é um livro com o selo de qualidade do historiador Antony Beevor sobre a revolução bolchevique e a guerra civil na Rússia, entre 1917 e 1921, considerado por muitos como o evento mais influente da história da idade contemporânea. Examinar esta cruel guerra na qual morreram mais de dez milhões de pessoas é de vital importância. Os seus horrores e destruição desencadearam em todo o mundo o terror perante o bolchevismo e a vingança branca. E essa divisão criou o círculo vicioso de medo e aversão que levou à Segunda Guerra Mundial. O Princípio de Tudo – Uma Nova História da Humanidade (The Dawn of Everything, no original), de David Graeber e David Wengrow, transforma a nossa compreensão do passado humano, questionando os nossos pressupostos fundamentais e o que nos ensinaram sobre a evolução social – desde o desenvolvimento da agricultura e das cidades ao nascimento do Estado, da democracia e às origens da desigualdade –, e revela novas possibilidades para a emancipação humana. Uma visão completamente nova da história humana, com base nas mais recentes pesquisas arqueológicas e antropológicas. Em novembro chegam também às livrarias:
O Resgate de Freud, de Andrew Nagorski, que nos relata a história do grupo de amigos que salvou Freud das garras dos nazis recém-chegados a Viena, devolvendo-o à liberdade; e A Guerra Que Fundou o Império Romano, do especialista em história militar do mundo antigo Barry Strauss, que nos conta como nasceu o Império Romano.

Bertrand Editora – Infantojuvenil

Setembro é sinónimo de regresso às aulas para os mais novos e, este ano, o mês começa com o livro A Peppa Tem Uma Colega Nova, de Neville Astley e Mark Baker. Esta é mais uma divertida história da Porquinha Peppa, na qual a Madame Gazela anuncia a chegada de uma menina nova à escola.... Será que ela e a Peppa se vão tornar amigas? Ainda em setembro, a Bertrand publica A Ágata Tem Ciúmes, de Anna Pignataro, uma história sobre superar o ciúme e ganhar empatia, e Os Animais... Cucu!, de Raffaela Castagna, um livro que convida os bebés a brincar e a aprender as vozes dos animais.
Em outubro – mês em que se assinalam os 120 anos da publicação de O Conto do Pedrito Coelho, por Frederick Warne, a marca literária mais antigo do mundo –, chega às livrarias nacionais Parabéns, Pedrito!, de Beatrix Potter. Esta é uma emocionante história sobre o dia mais esperado de qualquer criança: o seu aniversário. No entanto, o pequeno coelhinho sente-se triste porque parece que os seus amigos e família estão demasiado ocupados nesse dia. Será que vai passar o seu dia especial sozinho? Ainda em outubro, dá-se a estreia de Mário Augusto nos livros infantis: Planeta Magalhães – Por Onde Andaste, Fernão?, com ilustrações de Raquel Costa, baseia-se na série de televisão homónima que relata a epopeia de Fernão de Magalhães. Conta-nos toda a aventura do navegador português ao serviço da Coroa espanhola e que protagonizou a maior viagem da Humanidade, acrescentando novo conhecimento ao mundo de 1500. Um livro ilustrado, para um público infantil, e interativo, ao gosto dos jovens leitores. Contém secções de curiosidades e conteúdos originais, quer em texto, quer em áudio, narrados pelo próprio autor, sobejamente conhecido do público português. Outro livro que vai fazer as delícias dos mais novos é Joga e Cria com a Mortina, de Barbara Cantini, um livro de atividades que inclui receitas, enigmas, piadas e um conto.
Em novembro, será publicado mais um volume da coleção «A Incrível Adele», de Mr. Tan e Miss Prickly. Em A Culpa Não É Minha!, Adele, na sua tentativa de descoberta de um mundo mais emocionante, faz experiências... digamos, não aprovadas pela comunidade científica tradicional. Ela tenta de tudo para convencer toda a gente de que ninguém pode ser considerado culpado pela sua sede de conhecimento. E porque é importante aprender que nunca se deve dar troco a palavras menos boas, A Magia das Boas Palavras, de Margarida Marinho, conta-nos uma história cheia de aventura e magia sobre a princesa Olívia e o rei Altazar, o Inclinado. O seu cognome tem uma razão: quando está acompanhado pela filha, o rei inclina-se para ela e faz-lhe todas as vontades. Esta é também a história de quem tudo quis e tudo perdeu. Bem, quase tudo... Recuperou o mais importante da vida – o amor –, não sem antes passar por uma tragédia, aprender lições e, sobretudo, conhecer a magia das palavras. Neste mês, a Bertrand publica também Pig, o (Pug) Maroto, de Aaron Blabey, um livro hilariante sobre a importância de não mentir, e O Coelho um Pouco Valente, de Nicola Kinnear, um divertido livro que nos ensina que somos bem mais valentes do que pensamos.

Temas e Debates

A Temas e Debates inicia o mês de setembro com o lançamento de Os Traços Escondidos dos Génios, de Craig Wright, livro em que o autor revela 14 traços de personalidade e qualidades próprias das mentes brilhantes que mudaram o mundo. Curiosidade, imaginação, concentração e inconformismo são apenas alguns dos segredos dos génios que marcaram a História e que o leitor ficará a conhecer. Brandos Costumes..., uma novidade de setembro, com a coordenação de Luís Reis Torgal, analisa os processos da polícia política de figuras «exemplares» no panorama cultural português, o que torna este livro absolutamente necessário a todos os interessados pela história do período do Estado Novo. Uma História Laica do Médio Oriente, de Jean-Pierre Filiu, chega às livrarias no mês de outubro, um livro intemporal, recomendado a estudantes, professores e a todos os que se interessam pelos destinos do nosso mundo, dá-nos a primeira síntese do legado e dos desafios daquele que é considerado «o Meio dos Mundos», a encruzilhada de três continentes: o Médio Oriente. Ainda em outubro, Moshe Bar mostra-nos o porquê de a divagação mental ser uma das melhores coisas que nos pode acontecer. Em Divagação Mental, o autor explica-nos como a divagação mental nos liberta do tédio do mundo conhecido e nos dá a conhecer um mundo novo de possibilidades.
Em novembro, a Temas e Debates publica o 2.º volume d’Os Filhos da Madrugada, de Anabela Mota Ribeiro, que reúne entrevistas realizadas a 18 mulheres e 18 homens: «Estes filhos são um mosaico dos tantos portugais que temos, 48 anos depois.» Ainda neste mês, chega às livrarias Portugal na História – Uma identidade, do historiador João Paulo Oliveira e Costa. Apresentando Portugal pelo olhar de uma grande angular, explica o que possibilitou que uma minúscula população, heterogénea e imperfeita como todas, baseada num pequeno território, sobreviva autonomamente há quase 900 anos, com um forte sentimento de pertença coletiva há mais de 600 anos, e que tenha produzido uma língua própria que se tornou uma das mais faladas da humanidade. A terminar o ano, a Temas e Debates publica, de Mark David Baer, Os Otomanos, uma obra que se debruça sobre o Império Otomano e a História da Europa, um retrato de sete séculos de um poder dinástico.

Quetzal Editores

A rentrée da Quetzal, em setembro, arranca com obras de duas escritoras: Intimidades, de Kate Kitamura, um romance sobre os paradoxos da linguagem e da vida de uma mulher — e que se lê como um thriller psicológico —, e a famosa e nunca desatualizada coletânea dos primeiros anos de Susan Sontag como ensaísta, Contra a Interpretação. O primeiro livro é traduzido por Tânia Ganho, o segundo por Vasco Teles de Menezes. Outubro mostra a figura e as ideias de Jesus Cristo sob um prisma muito diferente, com a publicação dos banidos Evangelhos Apócrifos, com tradução e comentários de Frederico Lourenço. A finalidade deste livro é dar a ler o material greco-latino em edição bilingue, com um comentário crítico-histórico tão imparcial quanto possível, trazendo esses textos de regresso em toda a sua plenitude, traduzidos a partir das fontes originais. Com tradução de Fernando Pinto do Amaral,chega um outro legado de beleza para a eternidade: Poesia Completa, de Jorge Luis Borges, a obra do mestre reunida num só volume. Como não há duas sem três, outubro avança com a publicação do romance distinguido com o Prémio Goncourt 2021, A Mais Secreta Memória dos Homens, de Mohamed Mbougar Sarr, traduzido por Cristina Rodriguez e Artur Guerra. No centro desta história está a procura de um escritor obscuro, autor de único romance não menos obscuro. Por fim, a biografia de Michel de Montaigne (1533 1592) Como Viver a Vida. A Vida de Montaigne numa Pergunta e Vinte Tentativas de Resposta chega pela mão de Sarah Bakewell e tradução de João Pedro Vala. Ainda no registo das vidas incríveis, em novembro, a Quetzal publica Luiz Pacheco. Uma Biografia, da autoria de António Cândido Franco. Modelo do «escritor maldito» e peregrino, pobre e marginal, a sua vida tornou-se assunto literário, cheia de lendas que o próprio alimentava e que este livro explora, investiga e amplia. Bruno Vieira Amaral publica O Segundo Coração, um livro sobre o passado, não como peças expostas num museu, mas como um vulcão: algo muito antigo e adormecido que, num instante, regressa à vida e ao presente. Outro regresso, dez anos depois, é o de Dentro de Um Segredo, de José Luís Peixoto, em edição especial, com fotografias do autor nessa viagem à mais recôndita Coreia do Norte.
A fechar o ano, Maria do Rosário Pedreira e Aldina Duarte apresentam Esse Fado Vaidoso, uma coletânea da poesia que mudou a voz dos portugueses: recolha de letras de fado da autoria de escritores e poetas eruditos. O novo livro de José Tolentino Mendonça é certamente um dos grandes títulos da rentrée: Metamorfose Necessária. Trata- se de um ensaio sobre São Paulo e o seu contributo para os tempos presentes. Todos ouviram falar de São Paulo, mas quase ninguém o conhece: os seus textos são um clássico não só da religião, mas também da civilização ocidental, e a sua figura é apresentada de forma luminosa por José Tolentino Mendonça, com o subtítulo Reler e Reavaliar o Legado de São Paulo. Um livro para retomar o prazer de ler os grandes textos da civilização — e de verificar a sua atualidade. Fundamental.

Contraponto

De uma das caras mais conhecidas dos portugueses, graças ao programa líder de audiências da SIC, Contas-poupança, especializado em finanças pessoais, a Contraponto publica a 8 de setembro um livro de grande pertinência numa altura em que a inflação atinge valores que há muito não se viam: Contas-poupança – Como superar a inflação e ganhar com a crise, de Pedro Andersson. Neste novo livro, o quarto de uma série de grande sucesso, o autor ensina a melhor forma de manter o equilíbrio financeiro quando tudo aumenta ao mesmo tempo que os nossos salários encolhem, e como pode fazer as poupanças crescerem para poder enfrentar o futuro com segurança e tranquilidade. Ainda em setembro, a Contraponto publica As Cores das Coisas, um livro surpreendente da poeta e professora universitária Rosa Alice Branco. Uma viagem sedutora pelo mundo da cor. Um livro único, que ensina através de pequenas histórias o poder inescapável da cor e as emoções que gera, mesmo que o seu impacto não chegue a aflorar a nossa consciência.
Em novembro, a Contraponto recoloca no mercado um livro marcante sobre a cidade do Porto: O Sentimento do Porto, coordenado pelo prestigiado poeta e professor catedrático Arnaldo Saraiva. Um belíssimo álbum, com fotografias de Luís Ferreira Alves, design de João Machado e textos em prosa de alguns historiadores e reconhecidos escritores (em edição bilingue, português e inglês), dá-nos, como muito bem diz o organizador na sua nota introdutória, uma «imagem» geral do Porto, «que soube afirmar a sua personalidade e tornar-se uma das mais fascinantes cidades mundiais». De Inês Meneses, uma das mais conhecidas figuras da rádio em Portugal, a Contraponto publica também em novembro o livro Fala Com Ela.
Neste volume, estão reunidas algumas das principais entrevistas feitas ao longo de mais de 15 anos deste premiado programa, com figuras como Paula Rego, Herman José, Miguel Esteves Cardoso, Rui Reininho, entre outras.

Arteplural

A Arteplural inicia setembro com a agenda Força 2023, de Paulo Coelho, uma compilação das melhores frases do autor numa calendarização semanal inspiradora.
Em novembro chega 14 Dias para Limpar a Mente – O método passo a passo para uma vida mais clara, leve e feliz, de Jacqui Lewis, speaker e professora de meditação de renome internacional, onde ensina o ritual diário que devemos cumprir para implementarmos um quotidiano de maior equilíbrio e tranquilidade.

Pergaminho

A Pergaminho estreia-se na rentrée com a publicação do livro Quem Mexeu no Meu Futuro?, de April Rinne, um livro para o hoje e para o amanhã que ajuda os seus leitores a desenvolver a vontade de utilizar a mudança em seu proveito e a encará-la como uma oportunidade. Da autora Dulce Regina, especialista em astrologia kármica, chega em setembro às livrarias Jornada Espiritual, um livro que oferece, em formato escrito e em formato áudio, um conjunto de meditações e afirmações positivas que vão ajudar os leitores a transformar a tristeza em alegria, o desespero em tranquilidade e a dor em paz, levando-os a ultrapassar os obstáculos, a acreditar mais nas suas capacidades e a aumentar a sua autoestima. De Augusto Cury, autor considerado o mais lido do Brasil nos últimos anos e um verdadeiro fenómeno editorial, com mais de 35 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, temos em setembro o lançamento do último volume da saga do Dr. Marco Polo: O Médico da Emoção, um romance transformador acerca da reinvenção da educação. Para finalizar setembro, Osho faz aos leitores um convite ao contacto com uma dimensão diferente. Emoções é um livro que remete para revelações que potenciam o acesso ao mundo interior, mais um exemplo da liberdade e da transversalidade religiosa que Osho representa.
Em outubro, a Pergaminho publica Nada é por Acaso, de Borja Vilaseca, um livro que fará com que os crentes questionem a religião e os ateus abracem a espiritualidade. Numa altura em que cada vez mais as pessoas estão em contacto com a sua dimensão espiritual, é mais frequente encontrar quem partilhe uma mesma convicção: na vida não nos acontece aquilo que queremos que aconteça, mas aquilo que precisamos que aconteça, para podermos evoluir e aprender espiritualmente. De Ângelo Fernandes, fundador da associação Quebrar o Silêncio, chega em outubro o livro De Que Falamos Quando Falamos de Violência Sexual Contra Crianças, um guia de prevenção com orientações para mães, pais e pessoas cuidadoras. Este livro essencial vem ensinar-nos a chamar as coisas pelos nomes, a perceber melhor o que é e como  acontece a violência sexual contra crianças e o que podemos fazer para a prevenir.
Ainda em outubro, Clara de Almeida lança Numerologia e Vidas Passadas, um volume complementar ao A Numerologia da Nova Era. O presente livro foca-se nos aspetos kármicos da Numerologia, ou seja, na sua relação com o estudo de vidas passadas. Para terminar o mês, a Pergaminho lança Sem Medo, de Rafael Santandreu, um livro que apresenta uma metodologia simples, acessível e de eficácia comprovada para identificar e ultrapassar qualquer medo irracional, desde a timidez a ataques de ansiedade, para podermos viver uma vida sem medo. Novembro inicia-se com Stressiliência, da Dra. Sam Akbar, que pretende ensinar «flexibilidade psicológica» aos leitores,isto é, que tenham a capacidade de reagir de uma forma muito mais eficaz aos inevitáveis momentos stressantes da vida e
aos pensamentos e emoções que eles deixam em alvoroço. Fortalecer a resiliência significa dar passos para levar uma vida gratificante e com sentido, ou seja, para se tornar «stressiliente». O Cérebro Está Sempre à Escuta, do Dr. Daniel Amen, é um livro cheio de ferramentas práticas para reconhecer, enfrentar e derrotar os nossos «dragões» – pensamentos negativos e compulsivos – que afetam, sobretudo, as nossas relações e a nossa saúde. Chega às livrarias em novembro. Através das cem histórias que conta, o autor Stefanos Xenakis partilha no livro O Presente um olhar transformador por forma a encontrarmos sentido no dia a dia, transformando os pequenos prazeres em grandes momentos. Através de lições simples (como «levantar-se cedo», «partilhar com alegria» ou «rir com prazer»), Xenakis demonstra como a felicidade se encontra realmente ao nosso redor, pronta a ser cultivada. Esta novidade será lançada em novembro pela Pergaminho.

11x17

A 11x17, a coleção de livros mais bem-sucedida em Portugal, disponibilizará vários títulos de grandes autores portugueses e estrangeiros: com o mês de setembro, chega Dona Filipa e Dom João I – Unidos pelo Amor e pelo Reino, de Maria João Fialho Gouveia, e Breve História da Europa – Da Grande Guerra aos Nossos Dias, de Raquel Varela. Em outubro, os leitores contarão com Só, de António Nobre, e Guerreiros da Luz, de Kyle Gray. Por fim, novembro trará Da Lusitânia a Portugal – Dois Mil Anos de História, de Diogo Freitas do Amaral, e Uma Mente Independente, de Osho.

Comente esta notícia


Ainda não existem comentários para esta notícia.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal