loading gif
Loading...

Notícias



Os novos livros da Bertrand Editora no início de 2022

04 Jan, 2022

Autores consagrados. Novas vozes da literatura. Histórias verídicas. Economia. Livros-jogos. E as personagens mais acarinhadas pelos leitores mais novos. A Bertrand Editora apresenta as principais novidades de ficção, não ficção e infanto-juvenil para o primeiro trimestre.
Margaret Atwood, James Rollins, Kate Atkinson, Danielle Steel, Robin Cook, Fernando Teixeira dos Santos, Mala Kacenberg, Anne Applebaum, Ana Cristina Pereira e Beatriz Potter são apenas alguns dos nomes que a Bertrand Editora publicará nos primeiros meses do ano.

As novidades da ficção estrangeira Entre nomes consagrados como Margaret Atwood ou Julia Navarro, 2022 traz também novas vozes como Christina Sweeney-Baird, Laurent Petitmangin ou Chris Whitaker.

Com um catálogo vasto e plural, a ficção estrangeira da Bertrand Editora arranca em 2022 com um peso pesado: Margaret Atwood. MaddAddamé um dos melhores trabalhos desta escritora: o romance que encerra a trilogia distópica, aclamada a nível internacional,de uma das vozes fundamentais da literatura contemporânea. Nas livrarias a 13 de janeiro. Ainda neste mês será publicado Escavação, de James Rollins, um thriller com os detalhes científico-arqueológicos que são uma das imagens de marca deste autor, e também Um Vasto Céu Azul, de Kate Atkinson, vencedora por três ocasiões do Costa Book Award (na primeira ocasião, ainda Whitbread Book Award) e uma das mais brilhantes e surpreendentes escritoras da atualidade, numa narrativa de cortar a respiração.

Fevereiro traz títulos de Danielle Steel (A Herança de Uma Mulher), Robin Cook (Cell O Médico do Futuro), Steven Saylor (a reedição de Roma) e Martin Cruz Smith (O Dilema Siberiano), e a estreia absoluta de Christina Sweeney-Baird com O Fim dos Homens, um romance eletrizante de uma nova voz da ficção que nos interroga: como seria o nosso mundo sem um único homem?

Em março, chegarão às livrarias os novos thrillersde Alison Belsham (O Último Fôlego, da série O Ladrão de Tatuagens) e de Brad Thor (À Beira do Fim), e ainda um romance de Jodi Picoult (Em Troca de Um Coração). De Kristin Hannah, a Bertrand Editora publicará Um Amor do Passado. Um romance comovedor acerca dos fios, frágeis, que unem as nossas vidas e do poder das segundas oportunidades.Ainda em março, a Bertrand fará chegar às livrarias uma edição especial do grande clássico da literatura do século xx 1984, de George Orwell, profusamente ilustrada por André Carrilho (Prémio Nacional de Ilustração 2021) e com um prefácio de Francisco Louçã.

Antecipando as novidades para o segundo trimestre na área da ficção, leitores poderão regojizar-se, no mês de abril, com a chegada do novo volume da série William Warwick(Vista Grossa), de Jeffrey Archer; o 5º volume de Roda do Tempo(agora uma série com produção Amazon Studios/Sony Pictures Television e disponível em streaming na Amazon Prime Video), de Robert Jordan: As Chamas do Paraíso; e A Faculdade dos Sonhos, de Sara Stridsberg. Em maio, chegará Quando a Noite Cai, do escritor francês Laurent Petitmangin;o novo thrillerde John Grisham (Sooley); e,ainda,o novo de livro de Margaret Atwood (Burning Questions, no título original). O primeiro semestre do ano não fica completo sem o novo romance de Julia Navarro: De Lugar Algum;O Fim é o Princípio, de Chris Whitaker;A Mulher de Cima, deRachel Hawkins; e Eu Fico Aqui, do escritor italiano Marco Balzano.

Grandes livros de não ficção – Holocausto, campos soviéticos de trabalhos forçados e economia nacional são os temas que abrem 2022.

A 20 de janeiro chega o livro de Fernando Teixeira dos Santos, Mudam-se os Tempos, Mantêm-se os Desafiossobre os desafios económicos fundamentais de Portugal. Trata-se de uma análise objetiva que se inicia em meados do século XX e que se prolonga até aos nossos dias, assente em dados estatísticos, e que ilustra a situação de Portugal quanto a três problemas/desafios que têm condicionado o seu progressoao longo das últimas décadas: produtividade, equilíbrio externo e finanças públicas. Um olhar objetivo sobre o passado com olhos postos no futuro, tendo como preocupação definir uma estratégia clara para vencer estrangulamentos estruturais que persistem há décadas.

A Menina e a Gata, de Mala Kacenberg oferece um olhar sobre a Segunda Guerra Mundial pela inocência dos olhos de uma criança, que viveu na floresta para fugir aos soldados nazis depois de ver a sua família ser deportada, tendo apenas uma gata como companhia. Malach, a gata, torna-se o seu único refúgio na solidão, um guia e uma luz para manter a esperança, mesmo perante a mais insondável escuridão. Esta é uma inesquecível história real de sobrevivência ao Holocausto. Chega às livrarias a 13 de janeiro.

No início de fevereiro, a BertrandEditorapublica Gulag, o aclamado e incontornável livro que valeu o Prémio Pulitzer a Anne Applebaum, em 2004. Com detalhe e precisão, a partir de memórias de prisioneiros documentação histórica, Anne Applebaum faz uma reconstrução histórica da origem e evolução dos campos soviéticos de trabalhos forçados. É-nos relatado o quotidiano no campo: as automutilações para evitar o trabalho forçado, os casamentos entre prisioneiros, a vida de mulheres e crianças, rebeliões e tentativas de fuga. Bem documentado e rigoroso, o livro narra ainda como Mikhail Gorbachov pôs fiz a este regime prisional, libertando os cidadãos de um dos sistemas mais perversos e cruéis que o mundo já conheceu.

Ainda em fevereiro, chega às livrarias Mulheres da Minha Ilha, Mulheres do Meu País, da jornalista Ana Cristina Pereira. A autora traça um percurso da mulher em Portugal através dos relatos e das experiências de vida das várias gerações de mulheres da Madeira: desde as que não estudaram presas ao lar, ao campo e aos inúmeros filhos até às que tiraram um curso superior e trabalham fora de casa. Entre a mais velha e a mais jovem há um mundo de diferenças: o país mudou, as perspetivas e liberdades expandiram-se e, com elas, vieram novas possibilidades e novos obstáculos. Este livro resgata a história dessa transformação a partir de vozes que não fazem parte das estruturas de poder. Num ziguezague entre o presente e o passado, parte da vida de mulheres comuns, de diversas classes sociais, para contar as suas histórias, entrelaçadas com a história do arquipélago da Madeira, lugar de fronteira, e com a história das mulheres em Portugal, dimensão menos conhecida da história do país. Sempre em diálogo com artistas naturais ou residentes na região. É, de certa forma, um livro-exposição, um livroviagem, mas acima de tudo um livro-testemunho do legado de Abril. 

Entre março e até ao final do primeiro semestre, os leitores poderão ainda contar com títulos há muito aguardados na área da não ficção, como El Silbido Del Arquero(título original), de Irene Vallejo; Em Busca de um Reino, de Laurence Bergreen; Uma Breve História da Vida na Terra, de Henry Gee; e A Química do Cérebro, de Ginny Smithentre muitos outros.

 

Títulos imperdíveis na área infanto-juvenil – Livros que os mais novos não querem deixar de ter na sua biblioteca.

Os mais novos podem já começar a construir a sua biblioteca ou a recheá-la com novos títulos. Janeiro traz duas novidades para as crianças até aos seis anos: da mesma autora de Aprendo com os Animais, chega A Quinta e Cidade.Estes livros-jogos convidam as crianças a criar histórias, usando como cenário as suas páginas recortadas e como personagens as figuras de cartão que se podem destacar do livro para montar. Uma bela coleção que vai introduzir as regras para passear em segurança na cidade ou dará a conhecer os segredos de todos os animais da quinta.

Fevereiro traz mais um livro para os fãs da Peppa: A Peppa e o Ursinho. Desta vez, a Peppa tem de tomar conta da mascote da escola, mas algo de inesperado vai acontecer... Será que a Peppa vai conseguir levar o ursinho de volta para junto dos seus coleguinhas? E ainda para os mais novos há mais uma novidade! A Ágata vem ajudar as crianças a enfrentarem os seus medos. A Ágata Tem Medo do Escuro, indicado para as idades do pré-escolar, com um texto sensível e ilustrações a carvão e aguarelas suaves, é já candidato ao Prémio de Literatura Infantil da Associação
Australiana de Terapia Familiar. Mas fevereiro traz também uma novidade para os primeiros leitores: O Regresso de Robinson, deTony Wolf. Nesta história, ao chegar à aldeia, o pequeno Robinson narra aos seus amigos as suas viagens e aventuras entre gigantes, gnomos, pirâmides e tesouros escondidos, e eles nunca se cansam de ouvir o seu herói.

Março é também um mês de estreias. A Dr.ª Ana Catarina Magalhãesquer quebrar o medo de ir ao dentista e conta a história da Frederica, que vai com os pais à sua primeira consulta. A Frederica Vai ao Dentista mostra como é um consultório de dentista por dentro e ajuda a perder o medo de combater as cáries, para se ter sempre uns dentes saudáveis e branquinhos. Da coleção Sou Um Super-Herói chegam dois títulos para os mais pequeninos, para se deixar de ter medo de estar sozinho e conseguir largar a chucha. Ainda em março, para a celebração do 120.º aniversário do nosso querido Pedrito Coelho, será lançada uma edição comemorativa de O Conto de Pedrito Coelho um clássico incontornável da literatura infantil. Esta edição apresenta o texto integral e as maravilhosas ilustrações originais num novo formato, ideal para apresentar o famoso coelhinho do casaquinho azul aos mais pequeninos.

 

Comente esta notícia


Ainda não existem comentários para esta notícia.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal