Loading...

Daniel Kahneman


Votos de UtilizadoresVotos de UtilizadoresVotos de UtilizadoresVotos de UtilizadoresVotos de Utilizadores
Seja o primeiro a votar, clique na pontuação que deseja atribuír. Registe-se para votar.


1934 -

Biografia

Daniel Kahneman (Tel Aviv, 5 de março de 1934) é um teórico da finança comportamental (behavioural), a qual combina a economia com a ciência cognitiva para explicar o comportamento aparentemente irracional da gestão do risco pelos seres humanos.

É conhecido pela sua colaboração com Amos Tversky e outros, estabelecendo uma base cognitiva para os erros humanos comuns, usando a heurística e desenvolvendo a "prospect theory".

Kahneman viveu a sua infância em Paris, França e regressou para a Palestina em 1946. Fez a licenciatura (B.Sc.) em matemática e psicologia na Universidade Hebraica de Jerusalém em 1954, após a qual serviu nas forças de defesa israelitas, principalmente no seu departamento de psicologia. Em 1958 foi para os Estados Unidos e fez o doutoramento em Psicologia pela Universidade da Califórnia, Berkeley em 1961.

Atualmente é professor da Universidade de Princeton e um membro (fellow) da Universidade Hebraica, ele foi vencedor em 2002 do Prémio do Banco da Suécia em Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel (designado por vezes como o Prémio Nobel da Economia), apesar de ser um psicólogo e não um economista. De facto, Kahneman afirma nunca ter feito qualquer cadeira em economia — afirma que aquilo que sabe sobre o assunto foi o que ele e Tversky aprenderam com colaboradores como Richard Thaler e Jack Knetsch.

 

Livros escritos por Daniel Kahneman

Pensar, Depressa e Devagar (2012)



Comentários


Ainda não existem comentários para este questionário.

Voltar

Subscreva a Newsletter do Portal da Literatura

E recebe os destaques e as novidades no seu email.