loading gif
Loading...

O Livro das Minhas Vidas

Margaret Atwood

2026 Bertrand Editora

Sinopse

 

Como é que uma das maiores escritoras dos nossos dias conta a sua própria vida? A resposta está n’O Livro das Minhas Vidas, as muito aguardadas memórias de Margaret Atwood, uma das autoras mais elogiadas e influentes do mundo. Nestas mais de 600 páginas, que chegam às livrarias a 21 de maio, Atwood conta a sua história na primeira pessoa.

Margaret Atwood revela-nos, pois, as suas muitas «vidas», a começar pela infância, grande parte dela passada em família nas florestas remotas do norte do Quebeque – longe das convenções sociais –, e passando, como não podia deixar de ser, pelas origens das suas obras mais célebres. As memórias estabelecem ligações entre as experiências da vida real da autora e os seus romances mais conhecidos, muitos dos quais marcos da literatura contemporânea, como A História de Uma Serva ou Os Testamentos.

Com a mordacidade, ironia e lucidez que lhe são características, Atwood levanta o véu que cobre a experiência e a criação, a realidade e a palavra escrita. E abre também uma janela íntima para a relação com o seu companheiro Graeme Gibson, que morreu em 2019. O Livro das Minhas Vidas inclui passagens comoventes sobre a relação de quase toda uma vida com o pai da sua única filha e o luto que viveu após a sua morte, que aconteceu durante a digressão de promoção de Os Testamentos.

«Algumas pessoas ficaram surpreendidas por eu ter continuado a digressão de lançamento de Os Testamentos. Mas pergunte-se a si próprio, caro leitor: a agenda cheia ou a cadeira vazia? Escolhi a agenda cheia. A cadeira vazia estaria lá quando eu regressasse a casa», escreve a autora, num excerto que revela parte de um retrato íntimo e honesto, de grande profundidade e humanidade.

Através das experiências que partilha com o leitor, Margaret Atwood reflete sobre temáticas de poder, vigilância e controlo, e como os indivíduos, em especial as mulheres, aprendem a resistir dentro de sistemas e instituições que não são, de todo, neutros. São temáticas que marcam muitas das obras que escreveu e que a Bertrand Editora tem a honra de publicar em Portugal.

 

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Favoritos

Fabiane Casas adicionou aos favoritos
leila fonseca adicionou aos favoritos

Outros livros de Margaret Atwood

Quem gostou deste livro também gostou de:

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal