João Maimona
Biografia
Nascido em Kibokolo, Maquela do Zombo, província do Uíge, João Maimona, é actualmente deputado da Assembleia Nacional, pela Bancada do MPLA Estudou humanidade cientifica em Kinshasa, República Democrática do Congo. Em 1978, fixou residência na província angolana do Huambo, onde licenciou &ndash se em Medicina Veterinária.
&ldquoas palavras que desciam uma e outra . a síncope/ da realidade não podia silenciar o sismo e os rios/ d&rsquoafrica que espreitavam subúrbios:/ o sonho apaixonado de um destino comum&hellip&rdquo&rdquo
In Festa da Monarquia
João Maimona é diplomado em estudos superiores especializados em virologia médica e epidemiologia animal, pelo institut pasteur de Paris e pela École Nationale Vétérinaire d´Alfort, na França.
Poeta, ensaísta e crítico literário, foi membro fundador da Brigada jovem de literatura no Huambo. Foi laureado duas vezes com um dos mais prestigiados prémios nacionais, o prémio Sagrada Esperança, com as obras Trajectória Obliterada (1984) e Idade das Palavras (1996).
Em 1987 foi distinguido com a medalha de bronze no concurso internacional de poesia organizado pela academia brasileira de letras, na cidade do Rio de Janeiro. Sua obra poética é objecto de estudo em diversas universidades, nomeadamente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal) e na Pontifícia Católica de Minais Gerais (Brasil).
&ldquofiz voar uma noite consciente/ apenas/ uma lágrima imensa deixei cair/ á beira da palavra perfeita/há uma noite que sobrevive em cada lágrima&rdquo.
In Idade das Palavras.
Figura em distintas antologias em Angola, Portugal, Brasil, Espanha, Bélgica, França e Macedónia. Alguns dos poemas seus foram objecto de tratamento no âmbito da escultura, numa belíssima amostra de intertextualidade protagonizada pelo escultor angolano Massongi Afonso, um dos mais proeminentes nomes das artes plásticas angolanas, intitulada O falar das Máscaras. Poesia e escultura, exposição essa que sob os auspícios da Alliance Française de Luanda, esteve aberta ao público durante o mês de Abril de 2000, na associação dos franceses de Angola. JM é autor de 7 obras, nomeadamente: Trajectória Obliterada (Poemas &ndash 1985), Les Roses Perdeus de Cunene (Poemas &ndash 1985), Traço de União (Poemas &ndash 1987), Diálogo com a Peripécia (teatro &ndash 1987), As Abelhas do Dia (Poemas &ndash 1988),