loading gif
Loading...

Adolf Hitler


1889 - 1945

Biografia

Hitler dispensa, infelizmente, apresentações. Carismático líder político cujo extremismo de políticas raciais marcou a Europa e o mundo e mudou a face dos tempos.

Adolf Hitler (1889-1945) nasceu na Áustria, na altura ainda parte do império austro-húngaro. Aos três anos, a família mudou-se para a Baviera. Em 1905, Hitler abandona a escola e parte para Viena, onde levaria uma existência boémia e teve o seu primeiro contacto com ideias racistas e anti-semitas. Tentou inscrever-se na faculdade de Belas Artes, sendo rejeitado por duas vezes e levando depois uma existência miserável por falta de dinheiro.
 
Quando rebentou a Grande Guerra, alistou-se no exército da Baviera, como cidadão austríaco, e serviu como mensageiro. Foi ferido na batalha do Somme, em 1916, e bombardeado com gás mostarda, em 1918. Viria a ser condecorado. Depois da guerra, manteve-se no Exército e serviu no serviço de informações. Foi aqui que, ao acompanhar os diferentes grupúsculos políticos, ficou a saber da existência do Partido dos Trabalhadores Alemães, que integrou em 1919; mais tarde, o partido viria a mudar o nome para Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães.
 
Hitler saiu do Exército em 1920 e passou a trabalhar a tempo inteiro para o partido. Os seus dotes retóricos em público granjearam-lhe muita popularidade e após algumas convulsões internas conseguiu que o elegessem chefe do partido. Em 1923, Hitler tentou um putsch, com a ajuda de várias figuras, entre elas o general Ludendorf, herói de guerra alemão. A conjura fracassou e os cabecilhas foram presos. Foi na prisão que Hitler começou a ditar Mein Kampf a Rudolf Hess.
 
Em 1933, depois de vencer as eleições, o presidente Hindenburg convida-o a formar governo e nomeia-o chanceler. A ditadura nazi estava perto. Seis anos depois, a 1 de Setembro de 1939, a Alemanha invade a Polónia: começava a II Guerra Mundial, que só terminaria em 1945, com a derrota da Alemanha. Com o Exército Vermelho às portas da chancelaria, Hitler suicidou-se com a mulher, Eva Braun, a 30 de Abril de 1945.



Livros escritos por Adolf Hitler





Comentários


Ainda não existem comentários para este questionário.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal