loading gif
Loading...

Agatha Christie


1890 - 1976

Biografia

Agatha Christie nasceu Agatha May Clarissa Miller, em Torquay, na Grã-Bretanha, em 1890. Agatha começou a escrever sob influência de sua mãe, que a incentivou a criar um conto, enquanto Agatha estava com um forte resfriado e de cama. Durante a I Guerra Mundial, prestou serviço voluntário num hospital, primeiro como enfermeira e depois como funcionária da farmácia e do dispensário. Esta experiência revelar-se-ia fundamental, não só para o conhecimento dos venenos e preparados que figurariam em muitos dos seus livros, mas também para a própria concepção da sua carreira na escrita. Com o seu segundo marido, o arqueólogo Max Mallowan, Agatha viajaria um pouco por todo o mundo, participando activamente nas suas escavações arqueológicas, nunca abandonando contudo a escrita, nem deixando passar em claro a magnífica fonte de conhecimentos e inspiração que estas representavam.

Autora de cerca de 300 obras (entre romances de mistério, poesia, peças para rádio e teatro, contos, documentários, uma autobiografia e seis romances publicados sob o pseudónimo de Mary Westmacott), viu o seu talento e o seu papel na literatura e nas artes oficialmente reconhecidos em 1956, ano em que foi distinguida com o título de Commander of the British Empire. Em 1971, a Rainha Isabel II consagrou-a com o título de Dame of the British Empire. Deixando para trás um legado universal celebrado em mais de cem línguas, a Rainha do Crime, ou Duquesa da Morte (como ela preferia ser apelidada), morreu em 12 de Janeiro de 1976. Em 2000, a 31st Bouchercon World Mistery Convention galardoou Agatha Christie com dois prémios: ela foi considerada a Melhor Autora de Livros Policiais do Século XX e os livros protagonizados por Hercule Poirot, a Melhor Série Policial do mesmo século.



Livros escritos por Agatha Christie





Comentários


A mostrar os últimos 20 comentários:

isabel rocha, 2007-04-09 13:57:54

esta escritora tem livros simplesmente irresistíveis...
a partir do momento que se começa a ler um livro dela não se quer mais parar! apenas se quer descobrir quem é/são o/s criminoso/s! e por norma é uma grande surpresa!
os melhores na minha opinião são os de Hercule Poirot

Ana Domingos, 2006-05-26 00:01:49

Adoro-a ... esta coleção da Asa é o meu pequeno vicio ... bom preço (em tempo de crise conta e muito) bom tamanho (O codex 632 foi dificil de ler no metro em hora de ponta) e boas histórias (Quem resiste a monsieur Hercule Poirot)

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal