loading gif
Loading...

Maria Inês Almeida


Biografia

Jornalista de formação (Universidade Católica Portuguesa), é mãe de um rapaz (José) nascido em 2008, que lhe tem dado toneladas de inspiração e mãe de uma rapariga (Maria Francisca) que nasceu em 2017.
Dedica-se à autoria de livros infanto-juvenis. Recebeu o Prémio Revelação do Clube de Jornalistas em 2005.

Maria Inês Almeida publicou já mais de 55 livros, a maior parte dos quais dirigidos a crianças e jovens, incluindo os particularmente apreciados Quando eu for… Grande (nomeado em 2011 como um dos três candidatos ao prémio do melhor livro infanto-juvenil da Sociedade Portuguesa de Autores e já traduzido para castelhano e chinês) e Sabes onde é que os teus pais se conheceram?. Ambos os títulos figuraram nalista “100 livros para o futuro” apresentada por Portugal como convidado de honra da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha em 2012.

As NuvensA Admirável Aventura de Malala ( traduzido para o México) e A Admirável Aventura de MandelaJosé, come a Sopa, José, vai à praia, José, vai ao médico, Quando eu for… Grande são alguns dos seus livros que estão no Plano Nacional de Leitura. Entre os seus livros estão ainda A Última ÁrvoreHistória do Sporting para Leões e LeõezinhosPais à Venda num Centro Comercial Perto de SiA Casinha de BonecosDeus É Amigo do Homem-Aranha e Coração de Mãe Nunca se Engana.
Escreveu cinco biografias (de Amália Rodrigues, Almeida Garrett, Michael Jackson, Amélia Rey Colaço e Almada Negreiros) para a colecção juvenil Chamo-me…, o texto das bandas desenhadas O estranho caso das 3 professoras, Festival de Verão em Risco! Eleições na escola (também incluídas no PNL) para a Liga Portuguesa Contra o Cancro e Vicente em viagem… a caminho do Rally de Portugal, publicado pelo Automóvel Clube de Portugal como o seu primeiro livro de prevenção rodoviária infantil (igualmente no PNL). Também para o ACP e no PNL está o livro Júnior na Cidade.

A colecção do Leão Simão que já conta com 7 livros e o livro Diário de um Migrante são os seus últimos títulos publicados.

Em parceria com Joaquim Vieira, é co-autora da colecção de aventuras Duarte e Marta.

Em Dezembro de 2013, deslocou-se a Timor-Leste para o pré-lançamento do seu livro Teki na Ginástica, escrito no âmbito de um projecto de incentivo à leitura entre as crianças timorenses.

E em 2014 visitou também algumas escolas portuguesas em Boston, New Bedford e Taunton.

O mesmo aconteceu em 2015, a convite do Instituto Camões no âmbito do incentivo à leitura, onde visitou escolas portuguesas em Toronto e na costa leste dos EUA. Em 2016 viajou até à Austrália também com o mesmo propósito e em 2018 esteve em Berlim. Também já participou em dois festivais no Oriente (Bali e Macau).

O livro Sem abrigo e a Coleção Diário de uma miúda como tu ( publicada também no Brasil / Diário de uma garota como você) são os seus títulos mais recentes.



Livros escritos por Maria Inês Almeida





Comentários


Ainda não existem comentários para este questionário.

Voltar

Área de utilizador

Top 10 de vendas

Novidades

Faça o login na sua conta do Portal