loading gif
Loading...

Frederico Lourenço


1963

Biografia

Frederico Lourenço nasceu em Lisboa, em 1963.
Licenciou-se, em 1988, em Línguas e Literaturas Clássicas na Universidade de Lisboa, onde se viria a doutorar (1999) com uma tese sobre os cantos líricos de Eurípides. É membro do corpo docente da Faculdade de Letras desde 1990. Além do estudo da poesia grega, tem-se dedicado à exegese da obra de Platão e Camões. Colaborou com a Cinemateca Portuguesa na elaboração de textos sobre cinema e na feitura de vários catálogos. Publicou ensaios de crítica literária nas revistas "Journal of Hellenic Studies", "Classical Quarterly", "Euphrosyne", "Humanitas" e "Colóquio-Letras". Foi colaborador dos jornais Independente, Expresso, Público e, presentemente, do Diário de Notícias. Traduziu também duas tragédias de Eurípides, Hipólito e Íon.

Publicou nos Livros Cotovia a trilogia de romances Pode um Desejo Imenso, O Curso das Estrelas e À Beira do Mundo, obras pelas quais foi distinguido com o prémio PEN Clube 2002. Em Maio de 2003, saiu a tradução em verso da Odisseia homérica, que ganhou o prestigiado Prémio D. Diniz da Casa de Mateus, assim como o Grande Prémio de Tradução - APT (Assoc. Port TRAD)/ PEN Clube 2003.

À tradução da Odisseia seguiu-se a da Ilíada, em 2005, e uma antologia de poesia grega, em 2006 (Poesia Grega de Álcman a Teócrito).

A escrita de inspiração autobiográfica é a área literária em que Frederico Lourenço prefere situar-se, à semelhança dos seus autores preferidos da literatura portuguesa do século XX: José Régio, Miguel Torga e Ruben A.

São testemunho disso os livros Amar não Acaba (2004) e A Máquina do Arcanjo (2006), assim como alguns contos da colectânea A Formosa Pintura do Mundo (2005).

Está para breve a saída da 5ª edição (revista e integral) de Pode um Desejo Imenso, que incorpora O Curso das Estrelas e À Beira do Mundo, títulos que deixarão de ser comercializados individualmente.



Livros escritos por Frederico Lourenço





Comentários


Ainda não existem comentários para este questionário.

Voltar

Área de utilizador

Top 10 de vendas

Novidades

Faça o login na sua conta do Portal