Cora Coralina
Biografia
Cora Coralina (1889-1985), poetisa e contista brasileira, publicou o seu primeiro livro quando tinha 75 anos, tornando-se numa das vozes femininas mais relevantes da literatura nacional brasileira.
O seu nome é Ana Lins dos Guimarães Peixoto, nasceu na cidade de Goiás, no Estado de Goiás, no dia 20 de Agosto de 1889. Começou a escrever poemas e contos quando tinha 14 anos, chegando a publicá-los em 1908, no jornal de poemas “A Rosa”, criado com algumas amigas. Em 1910, o seu conto "Tragédia na Roça" foi publicado no "Anuário Histórico e Geográfico do Estado de Goiás", usando o pseudônimo de Cora Coralina.
Em 1911, Cora Coralina fugiu com o advogado divorciado Cantídio Tolentino Bretas, indo morar em Jaboticabal, no interior de São Paulo. Em 1922 foi convidada para participar da Semana de Arte Moderna, mas foi impedida pelo marido.
Em 1934, depois da morte do marido, Cora Coralina tornou-se doceira para sustentar os quatro filhos. Viveu por muito tempo de produção de doces. Embora continuasse escrevendo, produzindo poemas ligados à sua história e aos ambientes em que fora criada, assumia ser mais doceira do que escritora. Considerava os doces cristalizados de caju, abóbora, figo e laranja, que encantavam os vizinhos e amigos, obras melhores do que os poemas escritos em folhas de caderno.
Já em São Paulo, em 1934, trabalhou como vendedora de livros. Em 1936, muda-se para Andradina, onde começa a escrever para o jornal da cidade. Em 1951 candidatou-se a vereadora. Passados cinco anos, resolveu voltar para a sua cidade natal. Em 1959, com 70 anos, decidiu aprender dactilografia para preparar as suas poesias e entregá-las aos editores.
Poemas escritos por Cora Coralina
Eu Sou Aquela Mulher