Sinopse
Situado no final do século XVI entre África, Índia, Portugal e Japão, O Samurai Africano é um poderoso romance histórico baseado na história verídica de Yasuke, o primeiro samurai não nascido no Japão e o único de ascendência africana.
Em 1579, uma nau portuguesa chega ao porto de Kuchinotsu, no Japão, carregada de mercadorias e armas europeias. A bordo segue Alessandro Valignano, um padre italiano e missionário jesuíta cuja autoridade na Ásia central e oriental é superada apenas pela do papa. Viaja com um guarda-costas, um homem da África Oriental grande e imponente.
Raptado da sua aldeia em criança, vendido como escravo a mercenários portugueses e forçado a lutar em guerras na Índia, o jovem, mas experiente soldado, é assombrado pelas memórias do seu passado e pela sua condição de escravo.
De Kuchinotsu, o padre Valignano lidera uma expedição que avança em direção à cidade capital de Quioto. Um motim coloca o seu guarda-costas à frente do mais poderoso senhor da guerra do país, Oda Nobunaga, nesse momento a preparar uma campanha para completar a unificação de um país dilacerado por mais de cem anos de guerra civil. Em troca de permissão para construir uma igreja, Valignano «oferece» o seu guarda-costas a Nobunaga.
Após jurar lealdade ao senhor da guerra japonês, estes dois homens de mundos muito díspares desenvolvem uma confiança e respeito mútuos. O jovem soldado recebe o título de samurai, nunca concedido a um estrangeiro; também lhe é dado um novo nome: Yasuke.
Uma história magnífica e comovente acerca de uma figura histórica perdida, durante o auge do Império Português no Oriente, O Samurai Africano é uma narrativa fascinante sobre as tensões entre o Oriente e o Ocidente e a formação do Japão moderno, de onde surge o mais improvável dos heróis.