loading gif
Loading...

O Cavaleiro Inexistente

Italo Calvino

2024 Publicações Dom Quixote

Sinopse

Ambientada numa improvável Idade Média, mas mais próxima do que nunca da realidade do nosso tempo, “O Cavaleiro Inexistente” é uma fantasia histórica sobre o eficientíssimo e meticuloso Agilulfo – cavaleiro que, afinal, mais não é do que uma armadura vazia – e o seu surpreendente escudeiro Gurdulu – que existe de facto, embora não saiba o que fazer à vida que tem, acabando por se perder entre as coisas do mundo.

Agilulfo, paladino de Carlos Magno, é um cavaleiro valente e nobre. Tem apenas um defeito: não existe. Ou melhor, a sua existência está limita à armadura que veste: brilhante, branca e... vazia. Agilulfo não consegue comer nem dormir porque, se perder a concentração, mesmo que por um momento, deixa de existir. Acompanhado pelo seu escudeiro Gurdulu, enquanto Carlos Magno sitia Paris, Agilulfo irá correr toda a França, a Inglaterra e o Norte de África para confirmar a castidade da filha do rei da Escócia, que salvou, 15 anos antes, de uma violação.

Nesta espirituosa paródia aos romances de cavalaria, sob a forma de uma história contada por uma freira, há surpreendentes achados narrativos, e a confissão final da freira não é o menor deles.

Depois de “O Visconde Cortado ao Meio” e de “O Barão Trepador”, Italo Calvino escreveu esta história espantosa que encerra a trilogia “Os Nossos Antepassados”, composta por personagens emblemáticas, quase que uma árvore genealógica dos antepassados do homem contemporâneo. Três romances independentes em que o real e o fantástico se fundem numa unidade perfeita.

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Favoritos

Patrícia Rodrinha adicionou aos favoritos

Outros livros de Italo Calvino

Quem gostou deste livro também gostou de:

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal