loading gif
Loading...

Notas de um filho da terra

James Baldwin

2024 Alfaguara

Sinopse

A matéria-prima desta coleção de ensaios de James Baldwin é a sua própria vida e um momento-chave da formação do escritor: o reconhecimento de que as suas raízes estavam em África e que nenhuma das referências culturais que o rodeavam - Shakespeare, Bach ou Rembrandt - podia oferecer-lhe um espelho onde observar e pensar a sua herança.

Escritos nos anos de 1940 e 1950, estes textos cristalizam uma reflexão sobre a negritude, em pleno alvorecer do movimento dos direitos civis. Protagonizando, ele mesmo, as dramáticas mudanças sociais que eclodiram nessa época, Baldwin investiga as complexas circunstâncias de se ser negro nos Estados Unidos, compondo o retrato de um país em ebulição.

Ativista, homem, negro, homossexual: neste livro, conhecemos o percurso íntimo de uma das raras figuras que abordaram a questão da raça com um olhar dúplice, inteligentemente equilibrado entre a crítica feroz à injustiça e a surpreendente compreensão oferecida aos agressores.

«Escrito com amarga clareza e invulgar encanto. […] “Notas de um filho da terra” consolidou a reputação de Baldwin como um visionário cultural […] e permanece como o seu livro mais determinante.»

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Outros livros de James Baldwin

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal