Loading...

A PIDE no Xadrez Africano



Sinopse

ANGOLA, ZAIRE, GUINÉ, MOÇAMBIQUE (Conversas com o Inspetor Fragosos Allas)

Tanto a PIDE como África, temas fundamentais do livro, estão ainda muito vivos na sociedade portuguesa, muito embora tenham passado mais de quarenta anos sobre o 25 de Abril.
A PIDE e a guerra de África foram alvo de intensa luta política no então regime vigente e, por isso, o tema reveste-se de alguma sensibilidade, mas que não perturbou a Investigadora.
(...) O historiador deve colocar-se numa posição clara de isenção e rigor no esclarecimento dos factos, o que foi plenamente conseguido pela Professora Tíscar. Interessa pois, destacar a qualidade da investigação, aliás, bem documentada.
(...) O livro evidencia a importância das “Conversas com o Inspector Fragoso Allas” (...) A qualidade do seu trabalho e credibilidade foram atestadas pelo General António de Spínola, para quem trabalhou na Guiné e teve decerto influência, mais tarde, logo após o 25 de Abril, para que o General Costa Gomes viesse introduzir uma alteração ao programa do Movimento das Forças Armadas, em que a DGS, ainda que fosse extinta na Metrópole, se mantivesse no Ultramar até mais tarde, o que se veio a verificar.
(...) Este excelente trabalho da Professora María José Tíscar representa uma contribuição notável para o conhecimento da História Portuguesa das Informações num período difícil da Guerra em África.
[Rodolfo António Bacelar Begonha, Major-General (na reforma)]

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Voltar

Subscreva a Newsletter do Portal da Literatura

E recebe os destaques e as novidades no seu email.