loading gif
Loading...

As Novas Aventuras de Robinson Crusoe



Sinopse

Esta é a primeira tradução em língua portuguesa da continuação das aventuras do mais famoso náufrago da literatura universal.

Publicado em 1719, poucos meses mais tarde do que o seu famoso antecessor e, também ele, supostamente escrito pelo próprio Robinson Crusoe, é o romance que segue as aventuras de Robinson depois de este deixar a ilha.

Da mesma forma como o primeiro romance terá sido inspirado pelas aventuras do marinheiro Alexander Selkirk bem como por algumas fontes da literatura clássica árabe então em voga em traduções francesas, estas "novas aventuras" baseiam-se latamente nos diários de viagem que detalham a missão britânica que entre os anos de 1693 e 1695 seguiu de Moscovo para Pequim.

Misturando factos e ficção, Defoe, no seu melhor estilo e sempre com a pena pronta para a crítica social, relata as aventuras do seu herói numa última visita à ilha bem como em viagens por Madagáscar, China, Sudoeste asiático ou Sibéria. Misto de grande romance de aventuras, relato jornalistico, crítica social (de bastante actualidade, diga-se) e grande ficção, este volume segundo é também o testemunho da enorme facilidade de escrita do pai do jornalismo britânico e de um dos maiores nomes da literatura universal.

Extras

"É uma obra que foi sempre ofuscada pelo primeiro Robinson. É-lhe inferior é certo mas, ainda assim, apenas em originalidade e não deixará possívelmente de ser uma das melhores produções literárias do seu século que merece ser lida com outros olhos."
- John Sutherland

"Defoe consegue o magnífico equilíbrio entre um texto jornalístico e uma ficção quase fantástica ao estilo das Viagens de Gulliver, de Swift. Algo que não é fácil, sobretudo quando consegue que o leitor continue a acreditar no que lê."
- Eric Flynn-Silver in The Scottsman

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Avaliações

miguelreal.pt avaliou com .

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal