loading gif
Loading...

Notícias



Novidades Porto Editora - Janeiro de 2026

06 Jan, 2026

Novidades de início de ano:

Entre as novidades em português, destacamos duas novas vozes: em Telhados de vidro, Rute Lourenço acompanha uma atriz de sucesso cuja vida pessoal esconde uma relação marcada pela violência doméstica. Em Sem perdão, André Neves Braga conta-nos como uma noite de celebração se transforma num confronto inesperado. Um thriller sobre um instante que muda tudo. 

 

Rui Zink regressa com OLGA Salva o Mundo, romance que cruza investigação policial, linchamentos públicos e desinformação. A narrativa aborda o impacto da inteligência artificial na manipulação da opinião pública e questiona a noção de justiça popular. 

 

As rosas de Barbacena é o novo romance de Alberto S. Santos. Uma ficção histórica que nos leva numa viagem no tempo até à cidade-manicómio de Minas Gerais, no Brasil. 

 

FICÇÃO QUE NOS LEVA A VÁRIOS MUNDOS 

Da literatura hispânica chegam às livrarias os mais recentes livros de Leonardo Padura, que explora os traumas da guerra em Morir en la Arena, e de Rosa Montero, com os perigos da inteligência artificial (Animais Difíceis). 

 

A coleção Escrever é Traduzir recupera Gigi, de Colette, traduzido por José Saramago, trazendo ao público português a delicadeza e a sensibilidade da autora francesa. Entre as estreias e regressos internacionais, destacam-se Jean-Baptiste Andrea, Prémio Goncourt 2023, com Des diables et des saints e Julia R. Kelly com A Oferenda do Pescador, uma narrativa marcada por tensão e atmosfera cuidada. Os Nomes é o aclamado romance de estreia de Florence Knapp, uma história comovente sobre o peso que o nosso nome pode ter na vida de cada um; uma narrativa poderosa sobre identidade, trauma, escolhas e legado familiar. 

 

CLÁSSICOS E LITERATURA CONTEMPORÂNEA 

A Livros do Brasil reforça o seu catálogo de grandes clássicos da literatura universal, dando destaque à obra de Thomas Mann. Em janeiro, A Montanha Mágica regressa às livrarias numa nova edição, ao mesmo tempo em que se publica, pela primeira vez em volume independente, a novela Desordem e Primeira Paixão. Os Buddenbrook chega em março. 

 

Da Nobel Annie Ernaux, é agora editado O Uso da Fotografia. Outra voz feminina poderosa apresentada pela chancela é a da autora turca Tezer Özlü, com o romance As Noites Frias da Infância. Na coleção Contemporânea, chega ainda Debaixo de Água, livro de estreia de Tara Menon, que recria o devastador tsunami de dezembro de 2004 com sensibilidade e emoção. 

 

IDEIAS QUE FAZEM PENSAR 

Na não ficção, a Porto Editora publica Henrique,o Navegador, de Erika Fatland, uma viagem pelos lugares e vestígios que revelam a história da presença portuguesa pelo mundo. Na chancela Ideias de Ler, Miguel Herdade estreia-se com Gente como Nós, uma reflexão sobre desigualdade social e educação que convida a questionar o que significa nascer em vantagem ou enfrentar obstáculos desde cedo. 

 

O panorama político global está também em destaque. Como sobreviver ao Trumpismo?, de João Maria Jonet e Maria Madalena Freire, analisa tensões e polarizações, enquanto As novas armas da guerra, de Cátia Moreira de Carvalho e Vitaliy Venislavskyy, mostra como os conflitos modernos se reinventam. Michael Dillon, em We Need to Talk About Xi, desvenda a complexidade de Xi Jinping e a influência da China no mundo, combinando investigação rigorosa e contexto histórico. 

 

Sanna Marin partilha em Esperança em Ação: O futuro pertence-nos a sua experiência de liderança jovem, oferecendo uma visão inspiradora sobre mudança social e política. Cristina Amaro regressa com Inspirar Pessoas, Afirmar Portugal, obra que reúne reflexões de vários empresários sobre como transformar ideias em impacto real no país. 

 

O Cérebro em Evolução, de Paul Goldsmith, conduz o leitor pela história da mente humana e explica como fatores biológicos, genéticos e ambientais moldaram o pensamento e o nosso comportamento. António Pedro Mendes, com Emagrecer com Ciência, oferece uma abordagem fundamentada para compreender melhor o corpo e os seus processos. 

 

APRENDER COM A EXPERIÊNCIA 

Para 2026, a chancela Albatroz traz novas publicações que prometem inspirar e provocar reflexão. Estás zangado comigo?, de Meg Josephson, propõe uma abordagem compassiva para nos libertarmos da preocupação com o que os outros pensam. Em 90 Minutos no Céu, Don Piper narra a experiência de quase-morte que transformou a sua vida, e mostra como a fé e a resiliência podem surgir nos momentos mais inesperados. O poder da autoestima, de Patrícia Gonçalves, ajuda o leitor a compreender padrões que moldam a autoconfiança. 

 

ESTREANTES E VETERANOS 

Do terceiro livro de poemas de Alexandre O’Neill, Abandono Vigiado, à prosa inimitável da primeira obra de José Rodrigues Miguéis, Páscoa Feliz, a Assírio & Alvim reserva para este início de ano vários livros de autores portugueses e estrangeiros, entre novas e reconhecidas vozes. 

 

Olhando para os seus vinte anos de publicação, Rui Lage dá-nos a ler uma antologia pessoal, Física Espiritual, que marca o mês de janeiro. Outra antologia imperdível é a reunião da obra de José Alberto Oliveira, Poesia, uma homenagem a um querido autor que nos deixou em 2023, apresentando-o a novos e antigos leitores. 

 

Nas estreias da coleção Poesia Inédita esta chancela apresenta o livro de Bernardo Maria Salgado (77 Sonetos para Um Ensaio Geral), jovem autor que tem desenvolvido de alguns anos a esta parte uma reinvenção inquietante da forma do soneto. E ainda o segundo livro de Ana Isabel Mouta, Alçapão, depois da sua estreia que muito nos entusiasmou. 

 

Olhemos, por último, para as novidades estrangeiras com a poesia completa de Georg Trakl, Crepúsculo de Outono, pela mão do seu tradutor de sempre João Barrento, ou a reunião dos diários de viagem e alguns poemas em prosa de Matsuo Bashô, em Diários de Viagem, vertidos para português por Jorge Sousa Braga. 

 

AMIGOS NOVOS PARA LEITORES EXPERIENTES 

Há muitas aventuras à espera dos leitores mais jovens, com protagonistas já conhecidos e muitos para conhecer. 

 

O ano de 2026 é o ano do aguardado segundo volume da série Criaturas Impossíveis, de Katherine Rundell, com o lançamento de Criaturas Impossíveis: O Rei Envenenado. 

 

Maria Inês Almeida apresenta Os Walkers, uma coleção que combina aventura e humor, com uma linguagem próxima dos jovens e personagens que despertam curiosidade. O Gangue dos Cavaleiros, de Sofia Pereira, promete prender a atenção dos mais novos do início ao fim. 

 

Comente esta notícia


Ainda não existem comentários para esta notícia.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal