loading gif
Loading...

Guy de Maupassant


1850 - 1893

Biografia

Guy de Maupassant é um dos maiores vultos das letras francesas do século XIX.

Reconhecido como um dos maiores contistas da literatura universal, Maupassant tem visto os seus romances serem reavaliados pela crítica moderna, que os tem destacado como obras-primas da literatura francesa. Associado a Flaubert e Zola, Maupassant faz parte do triunvirato literário do séxulo XIX francês.

Nascido em Lorena, Maupassant teve uma educação em colégios católicos. Muito jovem, passou pelos serviçlos administrativos do Exército e posteriormente, por influência de Flaubert, trabalha para o Ministério da Instrução Pública. Nas horas vagas trabalha nos seus escritos, que publica em diversas revistas e jornais. Em 1877, o escritor russo Turgenev encontra-o doente. É-lhe diagnosticada sífilis, doença da qual virá a falecer anos mais tarde.
 
Com Zola e Flaubert, é um dos mais profícuos autores literários franceses. Em poucos anos o seu corpus literário engrossa para várias centenas de contos e novelas, romances, livros de viagens, teatro, poesia, além de algumas obras escritas sob pseudónimo.
É reconhecido como nome maior do naturalismo e do realismo psicológico e a sua obra está traduzida em quase todo o mundo.



Livros escritos por Guy de Maupassant





Comentários


Ainda não existem comentários para este questionário.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal