loading gif
Loading...

Julio Ramón Ribeyro


1929

Biografia

Nasceu em Lima, Peru, em 1929, cidade que figura em grande parte de sua obra. Filho de família aristocrática e hostil a seu trabalho de escritor, Ribeyro cresceu em meio aos resquícios da influência política e económica dos seus antecedentes e vivenciou a transição à classe média, em meados do século XX.

Considerado um dos grandes escritores contemporâneos latino-americanos, o seu primeiro livro, Los gallinazos sin plumas, foi publicado em 1954, momento em que também se viam surgir os talentos de Luis Loayza, Enrique Congrains e Carlos Vicuña, todos responsáveis por uma importante mudança de rumo da literatura do continente. Neste trabalho inaugural, os contrastes sociais e culturais, produzidos pelo crescimento desordenado da capital peruana a partir dos anos 1950, saltam ao primeiro plano de sua literatura. Nota-se, desde então, a recorrência de personagens excluídos socialmente, fator que o acompanha até aos seus últimos Relatos santacrucinos (1989). Após concluir os seus estudos em letras e direito, partiu para a Europa tendo morado em Madrid, Amsterdão, Antuérpia, Londres e Munique, para fixar-se em Paris, no início dos anos 1960. Ali trabalhou como jornalista na agência de notícias France-Presse e assumiu, em 1972, o posto de adido cultural peruano junto da Unesco.

Em quarenta anos de atividade escreveu três romances, além de incursões por ensaios e peças de teatro. A profusão da sua obra, no entanto, deu-se no conto, género em que é considerado um verdadeiro mestre. É também lembrado por abrir mão de experimentos linguísticos para se dedicar a uma narrativa clássica e fluente, com influências do neorrealismo italiano.

Deixou textos mais pessoais, parte de um de seus últimos projetos literários - um volume de cartas ao irmão e um extenso diário íntimo, La tentación del fracaso. Vítima de uma das suas grandes paixões - o fumo - morreu em 1994, dias depois de receber o Prémio Juan Rulfo pelo conjunto da obra.



Livros escritos por Julio Ramón Ribeyro





Comentários


Ainda não existem comentários para este questionário.

Voltar

Área de utilizador

Top 10 de vendas

Novidades

Faça o login na sua conta do Portal