Jorge Macedo
Biografia
Escritor e jornalista angolano, Jorge Mendes Macedo nasceu em 1941, em Malanje(Angola).
Até aos estudos secundários esteve em Malanje e, posteriormente, em Luanda, ondefrequentou os seminários Menor e Maior até ao curso de Filosofia. Formou-se, naUniversidade de Kinshasa, em Etnomusicologia.
Após ser regente escolar, Jorge Macedo exerceu o cargo de funcionárioadministrativo. Depois da independência, ocupou outros cargos, como o de Diretor daEscola Nacional de Música (Angola), o de Diretor do Instituto Nacional de LínguasAngolanas. A residir em Lisboa, Macedo dirige, como jornalista, a revista Afro-Letrasda Casa de Angola em Portugal.
O escritor, que usou também o nome literário de Mário Samba, publicou o seu primeirolivro em 1966, Tetembu, seguindo-se outros livros, que vão desde a poesia até aoromance, passando pelo ensaio e contos, tais como As Mulheres (1970), Gentes doMeu Bairro (1977), Geografia da Coragem (1978), Literatura Angolana e TextoLiterário (1989) e O Menino com Olhos de Bimba (1999). A sua obra marca atransição da geração de 60 e 70, o que pode estar na origem dos vários génerosliterários presentes na sua escrita e nas diferentes manifestações culturais a que estáassociada. A sua escrita exprime um sentimentalismo ferido pelo sofrimento dosangolanos em consequência da guerra em Angola. O escritor colaborou ainda empublicações, como Angola Norte, Revista Internacional de Poesia, Nováfrica, Ngoma eConvivium.
Para além da sua atividade literária, Jorge Macedo dedicou-se também à investigaçãomusical, como músico e compositor.