loading gif
Loading...

Harold Pinter


1930 - 2008

Biografia

Nascido num subúrbio pobre de Londres, a norte do rio Tâmisa, parte leste da cidade, em Hackney, onde fez os seus primeiros estudos, filho de pais judeus com antepassados provenientes do leste europeu. Seu pai, Jack Pinter (1902-1997), sua mãe, Frances (nascida Moskowitz 1904-1992).

Começou em meados da década de 1950 a sua carreira teatral. A sua primeira obra importante foi Festa de Aniversário (The Birthday Party, 1957), um fracasso na estréia mas um êxito na remontagem, depois de ter sido apresentada na televisão. É um dos mais importantes renovadores do teatro moderno e as suas peças tem um estilo característico a que se deu o nome de pinteresco. Nelas são criadas situações em que personagens normais, em suas vidas cotidianas, são colocadas repentinamente frente ao inesperado. Traição, por exemplo, é uma peça que discorre de forma convencional sobre a vida de um casal e a sua separação depois da aventura da esposa com seu amante. Entretanto ela é apresentada ao reverso, em cenas que acontecem de trás para diante uma das cenas iniciais é um encontro num bar do amante com o marido traído, depois da separação.

Pinter escreveu 29 peças, entre as mais reconhecidas estão Festa de Aniversário (The Birthday Party, 1957), O Porteiro (The Caretaker, 1959), Traição (Betrayal, 1978), Volta ao Lar (Homecoming, 1965), todas adaptadas ao cinema. Entre seus roteiros para cinema mais reconhecidos está A Mulher do Tenente Francês (The French Lieutenant's Woman, 1981).
Em outubro de 2006 foi aclamado por sua participação como ator na produção de A Última Gravação (Krapp's Last Tape) como parte da comemoração dos 100 anos do nascimento de seu autor Samuel Beckett e dos 50 anos do Royal Court Theatre.

Morreu de cancro, aos 78 anos, na véspera de natal de 2008 

Encontra-se sepultado no Cemitério de Kensal Green, Londres, na Inglaterra.




Comentários


Ainda não existem comentários para este questionário.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal