loading gif
Loading...

Isabel Alçada


1950

Biografia

Estudou no Liceu Francês (Lycée Français Charles Lepierre) e licenciou-se em Filosofia, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1974.

Ainda estudante, no ano de 1973, entrou para o Centro de Psicologia e Formação Psicoforma. No rescaldo do 25 de abril é admitida no Ministério da Educação, onde começa como técnica superior da Direção-Geral Permanente de Educação, em 1975, passando depois para o Secretariado de Reestruturação do Ensino Secundário. Tornou-se professora do Ensino Básico em 1976.

Colega de Ana Maria Magalhães na Escola EB 2/3 Fernando Pessoa, na periferia de Lisboa, formou com esta professora uma dupla na escrita infanto-juvenil, inaugurada com Uma aventura...na cidade, em 1982. A colecção Uma Aventura revelar-se-ia um sucesso sem precedentes entre as camadas jovens, alcançando, em 2017, 59 títulos editados, além de adaptações para televisão e cinema.

Em 1984 Isabel Alçada obteve um mestrado em Análise Social da Educação na Universidade de Boston, homologado pela Universidade Nova de Lisboa. No ano seguinte, em 1985, tornou-se professora-adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.

Desempenhou os cargos de membro do Conselho Diretivo da Escola EB 2/3 Fernando Pessoa, vogal da Direcção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, administradora da Fundação de Serralves, de 2000 a 2004, e de comissária do Plano Nacional de Leitura, de 2006 a 2009.

Em 2009 foi empossada como Ministra da Educação do XVIII Governo Constitucional.



Livros escritos por Isabel Alçada





Comentários


Ainda não existem comentários para este questionário.

Voltar

Área de utilizador

Top 10 de vendas

Novidades

Faça o login na sua conta do Portal