loading gif
Loading...

António Pinelo Tiza


Biografia

António André Pinelo Tiza, natural de Varge (Bragança), é licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto. Defendeu a tese de doutoramento em Ciências Sociais pela Universidade de Valladolid, com a classificação de “Sobresaliente cum laude”. Foi professor do ensino básico, secundário e superior, estando atualmente aposentado.

Publicou as seguintes obras, entre outras: A Magia das Máscaras PortuguesasContos e Lendas Transmontanos (com Alex Rodrigues), Simbologia Maçónica nos Rituais de InvernoO Diabo e as Cinzas (contos), Máscara e Danças Rituais – Ritos Ibéricos do Solstício de InvernoInverno Mágico (2 vols.), Máscara IbéricaNatal dos Caretos (banda desenhada), Os Reis dos Caretos (banda desenhada), Estudo Antropológico das Mascaradas de Zamora, Bragança e Douro (com Jesús Nuñez), Portugal e España – Vidas Paralelas (com Isidoro González).

Participa em antologias e revistas com artigos sobre Etnografia e Educação: Brigantia, de Bragança; Tellus, de Vila Real; Jornal de Letras, de Lisboa; Stvdia Zamorensia, de Zamora, El Filandar/ O Fiadeiro, de Zamora, Amigos de Bragança, Jentilbaratz – Cuadernos de Folklore do País Basco, O SIL de Ourense, Boletim do Instituto de Estudios Zamoranos “Florián de Ocampo” de Zamora e outras.

Tem vindo a produzir vários documentários audiovisuais (com a realização de Manuel Gardete) sobre a temática dos rituais festivos com máscaras e das danças de paus. É membro do PEN Clube Português, da Associação Portuguesa de Escritores, da Academia de Letras de Trás-os-Montes e sócio honorário da Academia de Artes e Letras de Bragança do Pará (Brasil). Desempenha as funções de Presidente da Direção da Academia Ibérica da Máscara.



Livros escritos por António Pinelo Tiza





Comentários


Ainda não existem comentários para este questionário.

Voltar

Área de utilizador

Top 10 de vendas

Novidades

Faça o login na sua conta do Portal