Jurek Becker
Biografia
Um dos mais importantes autores alemães do século xx, nasceu em 30 de Setembro de 1937, em Łódź, na Polónia. Por ser judeu, passou a infância num gueto e chegou a ser enviado para os campos de concentração de Ravensbrück e Sachsenhausen.
Estudou filosofia e cinema, escreveu para televisão e cinema, foi poeta e professor, tendo-se tornado membro da Academia das Artes de Berlim em 1990.
O seu primeiro romance, Jakob, o Mentiroso (1990), traduzido em mais de vinte idiomas, valeu-lhe, em 1971, o Prémio Heinrich-Mann e o Prémio Charles Veillon e deu origem a dois filmes: o primeiro, de 1975, mereceu-lhe a nomeação aos Oscares para Melhor Filme em Língua Estrangeira e o Urso de Prata para a Alemanha Oriental para o Melhor Argumento no Festival de Cinema de Berlim; o segundo, de 1999, é de Hollywood contando com Robin Williams no principal papel.
Morou em Berlim Oriental até fins de 1976 e, depois de ter sido expulso do Partido Comunista, exilou-se em Berlim Ocidental, onde morreu em 14 de Março de 1997.