Loading...

Joseph Conrad


1857 - 1924

Biografia

Joseph Conrad nasceu na Polónia russa em 1857. Os seus pais morreram quando tinha apenas 11 anos, tendo ido viver com os tios. Sonhando com uma vida aventurosa, cedo se alistou na marinha mercante (1874), o que lhe proporcionou inúmeras viagens à volta do mundo e um manancial de experiências que viriam a tornar-se matéria dos seus posteriores textos. Em 1886 tornou-se cidadão britânico e mestre marinheiro e, em 1894, depois de vinte anos de mar, radicou-se em Inglaterra, dedicando-se à escrita. Conrad publicou diversos livros, entre os quais O Negro do Narciso (1897), Lord Jim (1900), Nostromo (1904) e O Coração das Trevas (1902), novela que viria a servir de inspiração para o filme Apocalypse Now (1979). Os seus livros são muito mais do que romances de aventuras, servindo-se muitas vezes de locais remotos e invulgares para explorar as idiossincrasias do género humano. Controverso e provocador, Conrad é um autor obrigatório para a compreensão do romance moderno.
Morreu em 1924, vítima de ataque cardíaco.



Livros escritos por Joseph Conrad





Comentários


A mostrar os últimos 20 comentários:

Fernando Ribeiro, 2012-09-06 23:36:01

" A rapariga nunca produzia um único som. Nunca. Mas também ela erguia de vez em quando os seus pálidos olhos para me olhar daquela maneira suave de quem nada vê. O seu olhar não era de forma alguma estúpido; brilhava, suave e difuso, como a Lua sobre uma paisagem -- de forma muito diferente da inspecção curiosa das estrelas. Afogávamo-nos nele e imaginávamos que lhe pareceríamos indistintos. E, todavia, quando aquele mesmo olhar se voltava para Christian Falk, devia ser tão eficiente como o farol de um navio de guerra." in Falk uma Reminiscência (Joseph Conrad)

Fernando Ribeiro, 2012-09-06 00:19:57

Entendo o fascínio por Jonathan Franzen, por Philip Roth ou Salman Rushdie, ou por Ruiz Zafon. Porque eu também o tenho. Mas Conrad está, para mim claro, noutro patamar. Li praticamente tudo o que havia para ler de Conrad. E foi de enfiada, tal a intensidade de prazer que a sua escrita me proporcionava. Ninguém - outros autores - se conseguiram meter no meio. O meu corpo rejeitava-os antes de chegar à página 30.
Espero contribuir para um conhecimento da obra de este escritor.
Esta é uma primeira abordagem. Outras se seguirão. Mais concretas ainda.

Voltar

Área de utilizador

Top 10 de vendas

Novidades

Faça o login na sua conta do Portal