loading gif
Loading...

Lampejos de Memória e Contos

Custódio Montes

2021 Âncora Editora

Sinopse

Citando o prefácio do Dr. Barroso da Fonte “encontrará o leitor «pequenos nadas» condimentados com graça, numa vivência comum a muitos barrosões”.

Desde o “nascer à lareira”; a vida de pastor dos mais novos e suas brincadeiras e jogos; as privações típicas de uma aldeia do interior, sem comunicações, longe de Lisboa, esquecida do poder central; o convívio, nos serões, nas idas ao forno; a entreajuda nos trabalhos do campo, malhadas, segadas…

Encontrará também o perfil da professora primária e condições exigidas para a admissão ao liceu; dois eventos no seminário; o acesso à universidade, a praxe estudantil, a vida de orfeonista, o fado de Coimbra, as serenatas, a boémia; a profissão de Juiz.

Finalmente, os Contos, essencialmente baseados na vida da aldeia típica dum barrosão da altura, como a bica – petisco da criançada –, a chega do boi do povo e a zaragata que se lhe seguiu, a que se chama a “chega” dos homens; o contrabando na figura do Peneiras; o Largo e o Soqueiro, que descreve algumas vivências da aldeia; as Matanças, o Moleiro, o Jantar das Malhadas…

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal