loading gif
Loading...

Lueji - O Nascimento de um Império

Pepetela

1988

Sinopse

Levou três anos a escrever, tendo um ano sido dedicado exclusivamente à pesquisa.

Lwegi é, por assim dizer, o apurar daquilo que o autor havia já anunciado em Mayombe e mais tarde em Yaka, a subtil combinação da história com as possibilidades fornecidas pela literatura. Lweji é construída a dois tempos, são duas histórias separadas 400 anos uma da outra, uma complexa busca de identidades estabelece o elo entre história e quotidiano. Ana Paula Tavares no seu artigo na revista Vértice nº 55, situa 1985, o ano em que Pepetela escreveu Lweji, entre dois acontecimentos importantes ocorridos em Luanda o "Simpósio Sobre Cultura Nacional", em 1984 e o "Colóquio sobre a Dimensão Cultural do Desenvolvimento" em 1989. Ana Paula Tavares aponta os dois acontecimentos como "balizas para uma época ainda decididamente marcada pelas opções do discurso oficial e no entanto perturbada aqui e ali por vozes que individualmente ou em grupo tomam posições no sentido de anunciar a crise (ou as muitas crises)." (Vértíce, pag 52).

Lweji cria um estranho bailado, ao ritmo da estória, entre passado e futuro permitindo que duas mulheres, Lweji e Lu liguem os seus destinos. Geográficamente a imensa e misteriosa Lunda, o reino de Lueji, Luanda cuja topografia se vai traçando no desenrolar da estória de Lu. A cidade é, para Ana Paula Tavares, " o espaço do drama político, de uma sociedade que se hierarquiza e desagrega num tempo que por não ser passado não se pode ainda medir ou avaliar com métodos próprios da história." (in Vértice nº 55 pag.51.).

E neste situar geográfico de Lueji não vamos esquecer Benguela, a terra Natal do autor, onde nasceu Lu, a personagem moderna da obra, que tem uma avó Lunda que lhe povoou a infância de legados antigos que a obrigam a percorrer o país à procura das inúmeras respostas de que precisa para se construir.

Na Lunda temos o mergulho na história longínqua do país uma opção que para Ana Paula Tavares, historiadora, não é inocente " mas uma opção e a procura de uma verdadeira escrita da terra na medida em que a nação angolana se inscreve num território habitado pela memória de outras nações ou impérios (um e outro conceito polémico e frequentemente empregue à mingua de soluções melhores definidoras de tão complexas realidades políticas e culturais) mais antigos." (in Vértice nº 55 pag.51)

Lueji, a rainha "cumpre o papel de depositária do saber, depois de um longo aprendizado de poder e saber" (Ana Paula Tavares in Vértice nº 55 pag 51) e vive em cenários que o autor cria de uma beleza extraordinária o seu amor por Tchibinda Ilunga, um caçador Luba, nem Lunda nem Tchokwe portanto. Esta história de amor "foi a forma que a tradição guardou e transmitiu, uma alteração de linhagem e o reforço e centralização do poder, através de casamentos entre Lundas e estrangeiros, factos que ocorreram frequentemente no tempo em que se solidificava o império Lunda antes da sua desagregação" ( Ana Paula Tavares in Vértice nº 55 pag. 52)

Lueji não foi escrito para cinema, mas podia ter sido. Não resistimos em chamar a atenção para a beleza e o pormenor com que Pepetela descreve os cenários, sobretudo nas cenas de amor entre a rainha e o seu caçador Luba.

Sendo uma obra de indelével marca histórica é o próprio autor quem nos confidencia que não se sentiu, nesta obra, amarrado ao rigor histórico- como acontecera em Yaka. " O mito é demasiado antigo. Quem escreveu sobre ele fê-lo quase três séculos mais tarde...é difícil o rigor histórico nestes casos." - Pepetela.

Comentários


A mostrar os últimos 20 comentários:

djara lacerda , 29/09/2010 20:12

Foi o primeiro livro de Pepetela que li, voltei a ler inúmeras vezes e recomendo a todos. A história é muito envolvente, linda!

1 0

Avaliações

Cristina Gimbi avaliou com .
Luís Domingos avaliou com .
Rafael Fernando avaliou com .
Orlando Santos avaliou com .
Gabriel Joveta avaliou com .

Favoritos

Paulina Miguel adicionou aos favoritos
António adicionou aos favoritos
Warley Yaunie adicionou aos favoritos
Judimilson Xavier adicionou aos favoritos
Luís Domingos adicionou aos favoritos
Rafael Fernando adicionou aos favoritos
Gabriel Joveta adicionou aos favoritos

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal