loading gif
Loading...

Dias Exemplares



Extras

Em cada uma das partes deste novo romance de Michael Cunningham – o primeiro desde o mundialmente aclamado As Horas – encontramos o mesmo grupo de personagens: um rapaz, um homem e uma mulher. “Dentro da Máquina” é uma história de fantasmas situada em plena revolução industrial, numa época em que a humanidade enfrentava as realidades alienadoras da nova era mecanizada. “A Cruzada das Crianças”, cuja acção decorre no início do século XXI, explora as convenções do policial negro, narrando a perseguição a um grupo de bombistas suicidas que aterrorizam a cidade de Nova Iorque. A terceira e última parte, “Uma Espécie de Beleza”, evoca uma Nova Iorque futura, num período em que a cidade é invadida por uma vaga de refugiados oriundos do primeiro planeta habitado a ser contactado pelos seres humanos.

Presidindo a cada episódio deste todo interrelacionado, a figura profética do poeta Walt Whitman, que prometeu aos seus futuros leitores: “Pouco importa o tempo ou o lugar […] Eu estou convosco e sei como é a vida.” Atravessando diferentes géneros ficcionais, Dias Exemplares é uma poderosa e comovente ode à cidade de Nova Iorque e uma meditação sobre o rumo e o significado do destino da América. Uma obra de um vigor e uma beleza raríssimos de um dos autores mais originais do nosso tempo.

«Li o novo livro de Michael Cunningham (autor de As Horas, entre outros) em três dias. Radicalmente bem escrito e imaginado, este livro conta três histórias que se devoram apaixonadamente. Deu-mo um amigo que o acha 'genial, sombrio, inquietante, profético, cheio de compaixão e... religioso!'. Eu diria que é tudo isto, mas também luminoso e poético. Com a poesia literal de Walt Whitman, que amava todas as coisas, e a poesia acrescentada de Cunningham, para quem não existem vidas insignificantes. Adoro bons livros.»

Laurinda Alves, in revista Xis

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Outros livros de Michael Cunningham

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal