loading gif
Loading...

O Enigma Valfierno

Martín Caparrós

2006 Ambar

Sinopse

O ENIGMA VALFIERNO baseia-se na história real de um dos mais espectaculares crimes de sempre, um assalto ao Museu do Louvre em 1911, que resultou no desaparecimento da Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci. Mas é sobretudo a história de um homem invulgar, e da sua busca desesperada de uma identidade. 

Eduardo de Valfierno, que se dizia Marquês de Valfierno, nasce na Argentina no final do século XIX, filho de uma empregada. Através de construções sucessivas de identidade, que são largamente exploradas por Caparrós no livro, Valfierno acaba por se misturar com um estrato social a que não pertence, e por mover-se na alta-roda de Buenos Aires e depois de Paris. Decide então planear um golpe de mestre, que o associará para sempre a uma aura de genialidade e de mistério. 

A história deste golpe de génio serve de inspiração ao romance de Martín Caparrós, uma obra que prende o leitor até à última página. O ENIGMA VALFIERNO é, não só um romance de aventura e mistério, mas também uma reflexão sobre a identidade e a verdade, a partir da figura do genial “Marquês” de Valfierno.

O ENIGMA VALFIERNO valeu ao seu autor em 2004 o Prémio Planeta Argentina, atribuído por unanimidade pelo júri do prémio, a que concorreram outras 256 obras.

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal