loading gif
Loading...

A Filha de Agamémnon e o Sucessor

Ismaïl Kadaré

2008 Publicações Dom Quixote

Sinopse

A Filha de Agamémnon. Numa das tribunas oficiais, por ocasião das cerimónias do 1º de Maio, em Tirana, um dos convidados, seguindo com o olhar o interminável desfile das delegações, tem de repente a sensação de distinguir, entre bandeirolas e retratos de altos dirigentes do país, o do antigo comandante-chefe grego Agamémnon. Alucinação? Ou efeito do torpor de um homem abatido pela separação da sua bem-amada?
Se fosse só isso... O reaparecimento da figura do herói de Tróia, reputado por ter sacrificado a filha Ifigénia às razões de Estado, constitui a base imemorial na qual assentam os acontecimentos descritos neste romance: a perturbadora história de um amor arrebatado de imprevisto e despedaçado pela engrenagem glacial da máquina estatal.

O Sucessor. Que se passou durante a noite de 13 de Dezembro nos aposentos do “sucessor designado”, cujo cadáver foi descoberto ao nascer do dia com uma bala em pleno coração? O mais recente romance de Ismaïl Kadaré inspira-se no maior enigma da história da Albânia contemporânea: a morte misteriosa de delfim do ditador comunista albanês Enver Hodja. Ainda hoje, um quarto de século após o seu desaparecimento, e uma dúzia de anos depois da queda da tirania vermelha, não obstante a abertura dos arquivos de Estado e a publicação de intermináveis investigações, o segredo permanece. Partindo de um acontecimento real ao qual soube conferir uma dimensão universal, Ismaïl Kadaré, através da personagem de O Sucessor, soube acrescentar um novo membro à família dos grandes arquétipos da literatura mundial, ao lado de Judas, Agamémnon, Bruto, Joseph K., entre outros.

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Voltar

Área de utilizador

Top 10 de vendas

Novidades

Faça o login na sua conta do Portal