loading gif
Loading...

Invictus - O Triunfo de Mandela

John Carlin

2010 Editorial Presença

Sinopse

Quando Nelson Mandela conquistou a presidência nas primeiras eleições livres, sabia que esta mudança formal não era suficiente para extinguir os ódios alimentados durante décadas. Com aquele seu carisma que tanto sobressai pela inteligência e humanidade, como por um magnetismo fortemente sedutor, o seu esforço orientou-se no sentido de unir negros e brancos através de algo que puder encarnar a alma nacional. Num golpe de génio, viu na final da Taça Mundial de Râguebi de 1995 a oportunidade única para pôr em prática o seu plano. Um documento histórico que brilha pela clareza e complexidade dos factores em jogo, constituindo ao mesmo tempo um sentido testemunho ao homem que o inspirou. Esta obra deu origem ao filme Invictus.

Extras

Críticas de imprensa


«São raros os livros com o alcance histórico e a urgência de alertar o mundo que caracterizam esta obra.»
Independent “Books of the Year”

«Este livro notável não é tanto sobre rugby como sobre a capacidade de Mandela para aproveitar o poder simbólico do desporto. Ele mostra-nos que o desporto retira o seu poder não só dos êxitos dos jogadores, mas também dos sonhos daqueles que os testemunham.»
Daily Telegraph “Books of the Year”

«Uma reveladora análise do génio político de Nelson Mandela... Um livro poderoso, intenso, arrebatador, que ilumina, num momento de esperança, não apenas uma nação mas o mundo inteiro.»
Daily Express

«O encadear de acontecimentos que levaram à chamada epifania da África do Sul esperou muito tempo por um registo escrito circunstanciado, e cabe a John Carlin o inesquecível mérito de ter sido ele a fazê-lo. Este não é na verdade um livro sobre eventos desportivos, mas um livro magistralmente arquitectado e uma bela obra da história política moderna.»
The Times

«A história de Mandela nunca deixa de ser inspiradora... [mas John Carlin] foi o primeiro a contá-la a partir do ponto de vista do desporto... Muitos escritores deram a conhecer os altos e baixos da transformação da África do Sul numa democracia não racista. Mas raros souberam captar tão bem como Carlin o espírito que a tornou possível.»
The Economist

«Os melhores livros sobre o desporto são, quase sempre, tanto acerca de indivíduos e das sociedades em que se integram, como sobre o empenhamento de ambos. Invictus - O Triunfo de Mandela, de John Carlin, é mais uma prova desse facto.»
The Observer “Books of the Year”

«Esqueçam o rugby: este é um inteligente retrato de Nelson Mandela por um dos jornalistas que o conheceram melhor.»
The Financial Times “Books of the Year”

«Uma obra extraordinária!»
Irish Examiner

«Fascinante... Absorvente... Decorrida década e meia, é possível olhar para trás com emoção, para um momento em que tudo parecia possível.»
Sunday Telegraph

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Outros livros de John Carlin

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal