loading gif
Loading...

Barba Ensopada de Sangue



Sinopse

Um professor de educação física busca refúgio em Garopaba, uma cidade balnear de Santa Catarina, após a morte do pai. O protagonista (cujo nome não conhecemos) afasta-se da relação conturbada com os outros membros da família e mergulha num isolamento geográfico e psicológico. Ao mesmo tempo, ele empreende a busca pela verdade no caso da morte do avô, o misterioso Gaudério, que teria sido assassinado décadas antes na mesma Garopaba, à época apenas uma vila de pescadores. 
Portador de uma condição neurológica congénita que o obriga a interagir com as outras pessoas de modo peculiar, o professor estabelece relações com alguns moradores: uma empregada de mesa e o seu filho pequeno, os alunos da natação, um budista histriónico, a secretária de uma agência turística de passeios. Aos poucos, ele vai reunindo as peças que talvez lhe permitam entender melhor a própria história. 
É também com lacunas e peças aparentemente díspares que Galera constrói sua narrativa. Dotado de um senso impecável de ritmo, ele alterna descrições ricas em subtileza e detalhe com diálogos ágeis e de rara verosimilhança que dão vida a um elenco de personagens inesquecíveis.
Barba Ensopada de Sangue resgata e leva às últimas consequências temas como a construção da identidade e, nesse processo, as dificuldades que enfrentamos para entender e reconhecer os outros; a necessidade inconfessa de uma reparação talvez inviável; a busca pela unidade entre mente e corpo; o consolo afetivo que o contacto com a natureza e os animais é capaz de nos proporcionar, e os diversos tipos de violência que podem irromper no meio de uma existência domesticada.

Extras

Finalista do Prémio Literário Portugal Telecom 2013

 

CRÍTICAS DA IMPRENSA

«Barba ensopada de sangue é um livro muito forte e Daniel Galera, um escritor admirável - sério, robusto, tranquilo. E este é também um livro assim, desde a primeira página. Como alguém que sai de casa sabendo exatamente para onde quer ir. Vai firme, mas não apressa o passo.»

Gonçalo M. Tavares

 

«Li com muito prazer, capturado pelas tramas abertas e trágicas. Me agradou especialmente o tom musical da prosa e o modo como os diálogos precisos e rápidos servem de contraponto à ação. Para felicidade do leitor, a imagem aterrorizante do título é apenas moldura para um romance lírico e sentimental.»

Ricardo Piglia

 

«A um tempo engenhoso e desprendido, alternando entre o grau zero e o alto grau da escrita, um romance de aventura e mistério sobre a tenacidade dos homens, dos animais e da natureza.»

Francisco Bosco

 

“Uma voz autoral refinada.»

Folha, Fabio Victor

 

«Aos 33 anos, Daniel Galera se firma como uma das principais vozes da literatura brasileira contemporânea com romance sobre a constituição da identidade pessoal e a conexão entre os homens e a natureza.»

O Globo, Guilherme Freitas

 

«O novo romance de Daniel Galera é uma sobreposição caleidoscópica de rumores, lendas e episódios pitorescos (…). É também uma narrativa realista ambiciosa (…)»

Piauí, Mario Sergio Conti

 

«Um dos melhores autores brasileiros de sua geração, Daniel Galera demonstra todo o seu vigor e técnica na história de um professor de educação física com um trágico destino familiar.»

Veja, Jerônimo Teixeira

 

«Poucas vezes, no romance brasileiro contemporâneo, se viu um trabalho tão bem executado nos diálogos. Galera tem um ouvido especial para a forma como as pessoas do seu tempo se expressam.»

Valor Económico, Cadão Volpato

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Outros livros de Daniel Galera

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal