loading gif
Loading...

Alex no País dos Números



Sinopse

A matemática tem muitas vezes má reputação, sendo caracterizada como árida e difícil. Mas, diz Alex Bellos, «a matemática pode ser inspiradora e brilhantemente criativa. O pensamento matemático é um dos maiores feitos da raça humana, e possivelmente o fundamento de todo o progresso humano. O mundo da matemática é um local notável.»

O autor viajou pelo planeta e mergulhou na História para desvendar fascinates histórias de façanhas matemáticas, desde as inovações de Euclides, o maior matemático de todos os tempos, às criações do mestre Zen do origami, que é hoje em dia uma das áreas mais activas do trabalho matemático. Conduzindo-nos às selvas amazónicas, conta a história de uma tribo nativa que só consegue contar até cinco e relata as mais recentes descobertas sobre a intuição matemática – incluindo a revelação de que as formigas conseguem contar toos os passos que dão. Viajando até à baía de Bengala, entrevista um sábio hindu sobre as brilhantes intuições matemáticas do Buda, e no Japão visita o avô do Sudoku e apresenta-nos as eestimulantes delícias dos jogos matemáticos.

Explorando os mistérios da casuística, explica por que é impossível aos nossos iPods escolherem as canções ao acaso. Sondando as muitas intrigas do número mais adorado de todos, o pi, vista dois irmãos que estão tão obcecados com esse número que contruiram um supercomputador no seu apartamento de Manhattan para o estudarem. Ao longo da obra, a viagem é acrescida de uma quantidade de ilustrações intrigantes, como as dos quebra-cabeças conhecidos como tangram e a criação em croché de uma professora de matemática norte-americana que num certo dia percebeu de repente que poderia tricotar uma representação de um espaço hiper-dimensional que nonguém conseguira ainda visualizar.

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal