loading gif
Loading...

Notícias



Fotobiografia do padre Américo é lançada dia 15 no Porto

05 Jul, 2006

A obra de rua do padre Américo, que fundou a Casa do Gaiato e esteve à frente da Sopa dos Pobres, é recordada numa fotobiografia que é lançada no dia 15 na Biblioteca Garrett, no Porto.

O livro, intitulado "O Padre Américo e a Obra da Rua", foi coordenado por José da Cruz Santos e editado pela Alêtheia, estando a apresentação de dia 15 - quando passam 50 anos da morte do padre, a 16 de Julho de 1956 - a cargo de Nuno Grande e Gil Moreira dos Santos.

A recolha de textos e de fotografias para a obra foi realizada por Helena de Sousa Pereira, que reúne no volume informação biográfica, incluindo os textos dos votos de pobreza e obediência do padre Américo, diversas fotografias e c orrespondência inédita.

O volume inclui ainda os testemunhos do bispo Dom Januário Torgal, do padre Mário de Oliveira, dos escritores Albano Martins, Germano Silva, José Viale Moutinho, Urbano Tavares Rodrigues, Matilde Rosa Araújo e do realizador Manoel de Oliveira.

Sobre o padre Américo Monteiro de Aguiar (1887-1956) pronunciaram-se ainda os políticos Diogo Freitas do Amaral, Ilda Figueiredo e Marcelo Rebelo de Sousa, entre outras figuras públicas cujos textos estão reunidos no volume.

Comente esta notícia


Ainda não existem comentários para esta notícia.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal