Notícias
Novidades editoriais da LeYa para Março
28 Fev, 2014
Algumas da novidades editoriais da Leya para o mês de Março, entre elas, Os Memoráveis, de Lídia Jorge (D. Quixote), País de Abril - Uma Antologia, de Manuel Alegre (D. Quixote), Nova Teoria do Sebastianismo, de Miguel Real (D. Quixote), Para Isabel, de Antonio Tabucchi (D. Quixote), O Enredo Conjugal, de Jeffrey Eugenides (D. Quixote), The Killing - 2.ª Série, de David Hewson (D. Quixote), Josefina, de Kate Williams (Casa das Letras) e A Minha Autobiografia, de Alex Ferguson (Casa das Letras).
Os Memoráveis
Lídia Jorge
D. QUIXOTE
Em 2004, Ana Maria Machado, repórter portuguesa em Washington, é convidada a fazer um documentário sobre a Revolução de 1974, considerada pelo embaixador americano à época em Lisboa como um raro momento da História. Aceite o trabalho, regressa a Portugal, contrata dois antigos colegas, e os três jovens entrevistam vários intervenientes e testemunhas do golpe de Estado, revisitando os mitos da Revolução de Abril. Um percurso que permite surpreender o efeito da passagem do tempo não só sobre esses heróis, como também sobre a sociedade portuguesa, na sua grandeza e nas suas misérias.
Transfiguradas, como se fossem figuras sobreviventes de um tempo já inalcançável, as personagens de Os Memoráveis tentam recriar o que foi a ilusão revolucionária, a desilusão de muitos dos participantes e o árduo caminho para uma Democracia.
Nas livrarias a 11 de Março
País de Abril - Uma Antologia
Manuel Alegre
D. QUIXOTE
(Poesia)
Neste livro estão reunidos os poemas de Manuel Alegre que previram e anunciaram a Revolução de Abril. Poemas que falam de Abril antes de Abril e de Maio antes de Maio.
Em O Canto e as Armas, escrito em 1967, há aqueles quatro versos de «Poemarma» que, decerto, anunciam o primeiro comunicado da Revolução:
Que o poema seja microfone e fale
uma noite destas de repente às três e tal
para que a lua estoire e o sono estale
e a gente acorde finalmente em Portugal.
Nas livrarias a 25 de Março
Nova Teoria do Sebastianismo
Miguel Real
D. QUIXOTE
(Ensaio)
Nova Teoria do Sebastianismo é um ensaio que reflecte sobre o mito sebastianista como alucinação racionalmente falsa mas sentimentalmente verdadeira e nos dá a conhecer os autores que trataram o tema, desde Bandarra e Padre António Vieira até aos filósofos contemporâneos, passando por Fernando Pessoa, António Quadros, António Sérgio e Eduardo Lourenço.
O presente título insere-se numa colecção na qual foram já publicados dois outros títulos de Miguel Real: Nova Teoria do Mal e Nova Teoria da Felicidade enquanto propostas para uma ética do século XXI.
Nas livrarias a 18 de Março
Para Isabel
Antonio Tabucchi
D. QUIXOTE
Como definir uma história como esta? À primeira vista poderia parecer um romance fantástico, mas talvez fuja a todas as definições possíveis. Tabucchi deu-lhe um subtítulo: "um mandala", mas na realidade, segundo critérios ocidentais, trata-se afinal de uma investigação, uma busca que parece conduzida por um Philip Marlowe metafísico.
Mas nesta investigação espasmódica e peregrina, à metafísica vem juntar-se um conceito muito terreno na vida: sabores, lugares, cidades, imagens que estão ligadas ao nosso imaginário, aos nossos sonhos, mas também à nossa experiência quotidiana.
O leitor português reconhece neste livro uma geografia familiar (Lisboa, Barcelos, Cascais e a Arrábida), mas a acção desloca-se também para o Extremo Oriente (Macau), para a Suíça e para a Itália. E esses mesmos lugares surgem-nos então, através do olhar de Antonio Tabucchi, surpreendentemente transfigurados.
Nas livrarias a 25 de Março
O Enredo Conjugal
Jeffrey Eugenides
D. QUIXOTE
Início da década de 1980. Nas universidades americanas, os jovens com preocupações intelectuais discutem literatura, devoram Derrida e Roland Barthes, e ouvem Talking Heads. Mas Madeleine Hanna, aluna aplicada de Estudos Ingleses e romântica incurável, prepara a sua tese sobre Jane Austen e George Eliot – autoras a quem de deve o enredo conjugal que está no cerne dos melhores romances ingleses. Enquanto Madeleine estuda as motivações intemporais do coração humano, a vida real, sob a forma de dois rapazes muito diferentes – o carismático e intenso Leonard Bankhead e um velho amigo com inclinações místicas, Mitchell Grammaticus –, atravessa-se no seu caminho. Mas quando os três terminam os seus cursos universitários e se vêem confrontados com a vida no mundo real, têm de imaginar um desfecho para o seu próprio enredo conjugal.
Com uma subtileza desconcertante e uma enorme compreensão e afeição pelas suas personagens, Jeffrey Eugenides revivifica as energias motivadoras do Romance, ao mesmo tempo que cria uma história tão contemporânea e surpreendente que parece o diário íntimo das nossas próprias vidas.
Nas livrarias a 18 de Março
The Killing - 2.ª Série
David Hewson
D. QUIXOTE
Trinta e nove degraus separavam a movimentada Tuborgvej de Mindelunden, com os seus túmulos silenciosos e as suas amargas memórias perenes. Lennart Brix, chefe do Departamento de Homicídios da Polícia de Copenhaga, sentiu que tinha passado grande parte da sua vida a percorrê-los. Sob o arco da entrada, protegendo-se da chuva gelada, Brix não pôde deixar de recordar aquela primeira visita, quase há meio século. Um menino de cinco anos a apertar com força a mão do pai, mal conseguindo imaginar o que estava prestes a ver.
O latido de um cão cortou-lhe o devaneio. Brix olhou para os técnicos forenses que envergavam macacões brancos com capuzes. Avançavam apressadamente, com ar sombrio, pelas filas de túmulos em direcção à clareira no pequeno bosque, onde os restantes elementos da equipa estavam reunidos...
Algo na cena do crime transporta Lennart Brix para o país sob ocupação nazi, uma época que os dinamarqueses prefeririam esquecer.
Nas livrarias a 11 de Março
Josefina
Kate Williams
CASA DAS LETRAS
O futuro não parecia promissor para a jovem da Martinica que fora abandonada em Paris pelo marido aristocrata.
Contudo, sempre engenhosa e determinada a manter-se na sociedade parisiense, Josefina procurou refúgio num convento, onde sublimou a voz rouca e a graciosidade sensual que se tornaram os seus poderosos atributos.
No período de Terror que se seguiu à Revolução, sobreviveu ao cativeiro e emergiu como figura central de um universo de festas profundamente mundanas. Inebriante, promíscua e encantadora, dominou os jornais e surpreendeu o mundo ao encorajar os avanços de um soldado corso, baixo e marginalizado, seis anos mais novo do que ela.
Josefina foi a famosa anfitriã e exímia diplomata, a consorte perfeita para o ambicioso, embora desagradável, Napoleão e juntos formaram um casal formidável que desenvolveu uma relação extraordinariamente intensa e apaixonada.
Com ela a seu lado, Napoleão tornou-se Imperador Supremo e Josefina coleccionou uma caixa de jóias com mais diamantes do que a de Maria Antonieta.
Nas livrarias a 25 de Março
A Minha Autobiografia
Alex Ferguson
CASA DAS LETRAS
Rica em episódios e em opiniões acutilantes, a história apaixonante de Sir Alex Ferguson tem início em Govan, nas docas de Glasgow. Na sua caminhada épica e na carreira de treinador de sucesso europeu sem precedentes, no Aberdeen e nas 27 épocas triunfantes à frente do Manchester United, estiveram sempre espelhadas a sua honestidade e a capacidade de surpreender.
Treinador de qualidades extraordinárias, Sir Alex conta como firme, mas carinhosa e encorajadoramente, lidou com jogadores de topo, de Ryan Giggs a Roy Keane, Eric Cantona e Ruud van Nistelrooy, e conviveu com um crescente número de estrelas mundiais como Ronaldo ou David Beckham, que viam nele uma figura paternal. Por vezes, Fergurson fala de forma provocatória das rivalidades com o Liverpool, Arsenal, Chelsea e, mais tarde, Manchester City, e não foge ao seu subtil sentido de humor na altura de abordar as relações competitivas com Arsène Wenger e José Mourinho.
Nas livrarias a 11 de Março
Voltar