Notícias
Novidades LeYa para Agosto
Conheça as novidades editorias da Leya para o mês de Agosto, entre elas, O País Fantasma, de Vasco Luís Curado (Dom Quixote), Esse Cabelo, de Djaimilia Pereira de Almeida (Teorema), 10:04, de Ben Lerner (Teorema), O Visconde Cortado ao Meio, de Italo Calvino (Teorema) e Porquê Ler os Clássicos?, de Italo Calvino (Teorema).
O País Fantasma
Vasco Luís Curado
DOM QUIXOTE
O alferes Capelo está a cumprir o serviço militar em Angola quando se dá o massacre de centenas de brancos em povoações isoladas do Norte; é por isso chamado a participar na primeira resposta militar contra os rebeldes e acaba por fazer duas comissões na Guerra Colonial e já não regressar à metrópole, casando-se e tornando-se proprietário de plantações de café. Na mesma altura, Mateus, funcionário público e amante da poesia e do xadrez, é iniciado em Moçâmedes nas relações de poder entre colonos e colonizados, assistindo à prisão e tortura de rebeldes e guerrilheiros; manda vir a família e instala-se na Gabela, cruzando-se com Capelo, já desmobilizado, ambos desconhecendo que assistem aos últimos estertores do império.
Um romance sobre o fim do período colonial, com descrições impressionantes da violência reciproca que moldou Angola antes, durante e depois da guerra, e o relato de como muitas famílias testemunharam, da pior maneira, o fim de um ciclo que durou mais de quinhentos anos.
Nas livrarias a 31 de Agosto
Esse Cabelo
Djaimilia Pereira de Almeida
TEOREMA
O que se passa por dentro das cabeças é mais importante do que o que se passa por fora?
Falar de cabelos é sempre uma futilidade?
Não necessariamente, até porque, segundo a narradora deste texto belo e contundente, «escrever parece-se com pentear uma cabeleira em descanso num busto de esferovite» e visitar salões é uma boa forma de conhecer países, de aprender a distinguir modos e feições e até de detectar preconceitos.
Esta é a história de uma menina que aterrou despenteada aos três anos em Lisboa, vinda de Luanda, e das suas memórias privadas ao longo do tempo, porque não somos sempre iguais aos nossos retratos de infância; mas é também a história das origens do seu cabelo crespo, cruzamento das vidas de um comerciante português no Congo, de um pescador albino de M’banza Kongo, de católicas anciãs de Seia, de cristãos-novos maçons de Castelo Branco
E, assim, ao acompanharmos as aventuras deste cabelo crespo, é também à história indirecta da relação entre vários continentes – a uma geopolítica – que inequivocamente assistimos.
Nas livrarias a 31 de Agosto
10:04
Ben Lerner
TEOREMA
10:04 é o momento exacto em que um relâmpago atinge a torre do relógio e permite a Marty McFly voltar a 1985 em Regresso ao Futuro – filme crucial da juventude de Ben, o narrador do romance 10:04.
Num curto espaço de tempo, o mundo de Ben tornou-se irreconhecível. O seu primeiro romance foi aclamado pela crítica e o segundo, ainda por escrever, é já alvo da cobiça de várias editoras. O sucesso é celebrado num restaurante escandalosamente caro, onde são servidos polvos-bebés “literalmente massajados até à morte”.
Simultaneamente, numa consulta médica de rotina, é-lhe diagnosticada uma doença cardíaca potencialmente fatal. A sua melhor amiga, Alex, tem 36 anos e tenciona incluir Ben na sua própria luta contra o tempo. Quer engravidar usando o esperma dele - não, como faz questão de deixar claro, por cópula, mas através de inseminação intrauterina. E Alena, que cria a sua arte a partir de obras inutilizadas, entra e sai da sua vida num ciclo demasiado subtil para constituir uma relação.
Numa Nova Iorque sob a ameaça do furacão Irene e em convulsão social, Ben debate-se com a perspectiva de ser pai e a sua própria mortalidade.
Nas livrarias a 25 de Agosto
O Visconde Cortado ao Meio
Italo Calvino
DOM QUIXOTE
Nesta fantasia divertidamente macabra – primeiro romance da trilogia fantástica Os Nossos Antepassados – um nobre é dividido em dois por uma bala de canhão, numa batalha contra os turcos. Uma das metades regressa ao seu domínio feudal e inicia uma vida diabólica. Mas a outra metade, a virtuosa, aparece também. As duas metades tornam-se rivais pelo amor da mesma mulher e enfrentam-se num duelo sangrento, mas acabam por encontrar uma resolução miraculosa.
O Visconde Cortado ao Meio é um romance em que o real e o fantástico se fundem numa unidade perfeita, não deixando de ser evidente um incontornável compromisso com o mundo contemporâneo, apesar de o autor ter afirmado que «não tinha a intenção de fazer uma alegoria moral, e muito menos política».
Nas livrarias a 25 de Agosto
Porquê Ler os Clássiscos?
Italo Calvino
DOM QUIXOTE
Os clássicos são os livros de que se costuma ouvir dizer: «Estou a reler…» e nunca: «Estou a ler…»
Um clássico é um livro que nunca acabou de dizer o que tem a dizer.
Os clássicos são livros que quanto mais se julga conhecê-los por ouvir falar, mais se descobrem como novos, inesperados e inéditos ao lê-los de facto.
Chama-se clássico um livro que se configura como equivalente do universo, tal como os antigos talismãs.
O nosso clássico é o que não pode ser-nos indiferente e que nos serve para nos definirmos a nós mesmos em relação e se calhar até em contraste com ele.
A partir destas e de outras definições de clássicos que nos oferece no primeiro capítulo, Calvino vai dar resposta à pergunta que dá o título a este livro, numa série de brilhantíssimos ensaios que percorrem alguns dos pontos mais altos da literatura e do pensamento mundiais.
Nas livrarias a 25 de Agosto