Loading...

Notícias



Novidades editoriais da Leya para o mês de Fevereiro

01 Fev, 2017

Algumas das novidades editoriais da Leya para o mês de Fevereiro, entre elas, Os Naufrágios de Camões, de Mário Cláudio (Dom Quixote), O Paraíso, de Paula de Sousa Lima (Casa das Letras), Dias Comuns VIII - Livro das Insónias Sem Mestre, de José Gomes Ferreira (Dom Quixote), Autópsia de Um Mar de Ruínas, de João de Melo (Dom Quixote), A Casa das Belas Adormecidas, de Yasunari Kawabata (Dom Quixote) e O Jogo das Contas de Vidro, de Hermann Hesse (Dom Quixote).

Os Naufrágios de Camões
Mário Cláudio
DOM QUIXOTE
Timothy Rassmunsen enceta uma correspondência com Mário Cláudio, na qual defende que o autor d’Os Lusíadas não teria sobrevivido ao naufrágio no delta do Mekong, e o capitão da nau onde viajavam, Bartolomeu de Castro, se teria feito passar por ele, dando continuidade à epopeia. Tão insólito arrazoado, mesmo que alegadamente apoiado nos escritos do explorador britânico Richard Burton, enche Mário Cláudio de desconfiança, mas dá-lhe a ideia de elevar o transtornado Timothy a figura de romance. Uma tragédia impede-o, porém, de perseguir o objectivo. Falho de personagem, vira-se o escritor para Burton, o descobridor das Nascentes do Nilo e tradutor d’Os Lusíadas, narrando-lhe as peripécias na busca de uma das musas do poeta português, e da localização da Ilha dos Amores, ou em delírios mediúnicos nos quais Burton encarna Camões, e conversa com o fantasma de Bartolomeu de Castro. É então altura de dar voz a Ruy, o escrivão de bordo da nau anual da China, aquela que viria a naufragar, o único que poderá afinal esclarecer-nos sobre o que na verdade aconteceu.
Nas livrarias a 14 de Fevereiro


O Paraíso
Paula de Sousa Lima
CASA DAS LETRAS
Com o rei D. Carlos ao leme da nação, os habitantes de uma recôndita aldeia portuguesa dispõem-se a castigar, certa noite, os praticantes de um pecado hediondo, deitando fogo à sua casa na orla de uma floresta paradisíaca. E é tal a sanha colectiva contra os pecadores que – salvo os que ainda não andam e os que já não conseguem andar – só duas pessoas na povoação inteira não participam do massacre: Ana, a parteira, e o padre Engrácio. Conseguindo adiantar-se ao morticínio, resgatam com vida um par de gémeos recém-nascidos, baptizados nessa mesma noite com os nomes de Laura e Lourenço Duchamp.
Recebidas em orfanatos distintos, as crianças crescerão sob o signo da tristeza, da violência e da solidão, sempre carentes da alma gémea que desconhecem ter, enquanto na aldeia, à medida que os anos passam, a culpa vai consumindo, um por um, os criminosos. Ana, que não pode ter filhos, nunca deixa, porém, de se perguntar pelos meninos que salvou, ignorando, como eles, que o reencontro é sempre uma possibilidade.
Finalista do Prémio Leya 2016
Nas livrarias a 21 de Fevereiro


Dias Comuns VIII - Livro das Insónias Sem Mestre
José Gomes Ferreira
DOM QUIXOTE
O diário Dias Comuns, de José Gomes Ferreira, começou a ser publicado em 1990, cinco anos após a sua morte.
Este oitavo volume, Livro das Insónias sem Mestre, dedica-se ao período entre 17 de Agosto de 1969 e 31 de Janeiro de 1970, durante o qual o autor escreveu o seu livro de contos Tempo Escandinavo.
Aqui se revela muitíssimo da vida de José Gomes Ferreira, da sua obra e pensamentos mais íntimos, mas também histórias e momentos do panorama literário e político português dos finais da década de 60.
Nas livrarias a 14 de Fevereiro


Autópsia de Um Mar de Ruínas
João de Melo
DOM QUIXOTE
Autópsia de Um Mar de Ruínas, romance singular pela dupla perspectiva da guerra colonial que nos apresenta, comporta duas narrativas paralelas: uma centrada na acção dos militares portugueses no Norte de Angola, outra num quotidiano de medo e miséria, na revolta silenciosa e fria, na vitimização de duas sanzalas.
Este foi o mundo que o autor conheceu em Angola, ao longo de mais de dois anos de comissão, como enfermeiro militar, entre centenas de homens, mulheres e crianças, por conta das suas dores de alma, das suas doenças, dos males de viver e morrer na guerra. Nesse sentido, Autópsia de Um Mar de Ruínas – agora profundamente revisto e reescrito com vista ao apuro definitivo da linguagem, o que sempre esteve nas preocupações e na intenção do escritor – pode sugerir-nos um compromisso superior entre ficção e mundividência, do autor e de quantos viveram o seu requiem africano, o canto fúnebre da vida contra a morte.
Nas livrarias a 21 de Fevereiro


A Casa das Belas Adormecidas
Yasunari Kawabata
DOM QUIXOTE
A Casa das Belas Adormecidas destaca-se no conjunto da obra de Yasunari Kawabata pela sua perfeição formal. Imbuída de um erotismo inusitado, este pequeno grande romance, escrito em 1961, demonstra a maturidade estilística do autor, que utiliza o seu virtuosismo descritivo para contar a história de Eguchi, um senhor de 67 anos que, em busca dos prazeres perdidos, descobre uma espécie de clube secreto para cavalheiros de idade avançada.
Nesta casa do desejo, onde jovens virgens se encontram profundamente adormecidas sob o efeito de narcóticos, é exigido aos que a frequentam que cumpram uma regra fundamental: podem observar, dormir e até tocar nas «Belas Adormecidas», mas estão proibidos de as corromper. Em cada visita, Eguchi dorme com uma rapariga diferente, e cada uma delas desperta nele um turbilhão de recordações pessoais e de fantasias. Essas lembranças ora o entristecem, ora o excitam, ora o deixam extremamente nervoso e irritado, fazendo com que os seus instintos mais perversos acabem por vir ao de cima.
Nas livrarias a 28 de Fevereiro

Comentários


Ainda não existem comentários para este questionário.

Voltar

Top 10 de vendas

Novidades

Questão

Qual a secção do Portal da Literatura de que mais gosta?

Livros 47.74 %
Poesia 17.09 %
Também Escrevo 13.07 %
Escritores 10.05 %
Pensamentos 4.02 %
Adivinhas 2.51 %
Provérbios 2.51 %
Editoras 2.01 %
Vídeos 1.01 %

199 voto(s) até ao momento

Para poder votar é necessário estar registado no Portal da Literatura.
Registe-se

Este website contém 2911 autores e 7049 obras.

Subscreva a Newsletter do Portal da Literatura

E recebe os destaques e as novidades no seu email.