loading gif
Loading...

Notícias



Lançamentos Gradiva

22 Jul, 2019

Conheça aqui alguns dos novos lançamentos da Gradiva.

As Pálidas Colinas de Nagasáqui
Kazuo Ishiguro
O PRIMEIRO ROMANCE DO PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA KAZUO ISHIGURO.

A história de Etsuko, uma japonesa que vive sozinha em Inglaterra, chorando o suicídio recente da filha. Refugiando-se no passado, dá consigo a reviver um Verão particularmente quente em Nagasáqui, quando ela e as amigas se esforçavam por reconstruir as vidas após a guerra.

«Um enigma arrepiante e irrepreensivelmente engendrado.»
Sunday Times

«Um romance delicado e irónico, com personagens extraordinariamente convincentes.»
New York Times Book Review

«Um génio original e notável.»
New York Times



A Religião dos Fracos – O que o jihadismo diz de nós
Jean Birnbaum

«Nós amamos a morte como vós amais a vida»: com esta frase, o jihadista obriga-nos a dizer «nós». Revela a fragilidade do «nosso» universalismo. E somos por isso obrigados a ver de modo diferente as relações de força passadas e presentes, a ver com um novo olhar as liberdades que distinguem a Europa como civilização. Ao espelho do jihadismo, descobrimos aquilo em que as nossas convicções se tornaram: a Religião dos Fracos




Acordo Ortográfico - Um Beco com Saída
Nuno Pacheco
Os arautos do pseudo-Acordo Ortográfico são um exército retrógrado, a lutar contra a evolução natural da escrita, porque esta passa pela fixação e reconhecimento das variantes ortográficas nacionais e não pela sua «unificação». O Acordo Ortográfico é um embuste. Meteu-nos num beco, mas esse beco tem saída.




O Cálculo da Felicidade
Como uma abordagem matemática da vida dá saúde, dinheiro e amor
Oscar E. Fernandez
Saiba como a matemática tem as chaves para melhorar a saúde, a riqueza e o amor! O matemático norte-americano Oscar Fernandez, usando apenas alguma matemática dos ensinos básico e secundário, mostra-nos como esta fornece indicações preciosas para melhorar a nossa vida. O Cálculo da Felicidade ensina-nos o enorme poder da matemática.




Inquisição e Cristãos-Novos
António José Saraiva
«O processo inquisitorial era secreto, sem apelo, deixava nas mãos dos inquisidores o poder praticamente absoluto e arbitrário de condenar ou absolver. E o Tribunal do Santo Ofício, que vivia dos bens confiscados dos réus, era parte interessada nos processos.». Inquisição e Cristãos-Novos é, 50 anos após quatro edições fulgurantes, a melhor introdução a um universo kafkiano que o presente imita sob outras formas.




Prometeu e a Caixa de Pandora
Luc Ferry, Clotilde Bruneau e Giuseppe Baiguera
Nos Clássicos gregos está tudo, para a eternidade: o amor, a amizade, o ódio, a lealdade e a traição, a liberdade, a opressão, a angústia, o espanto, o racional, o irracional, tudo.

Um conjunto de bandas desenhadas que respeitam os textos fundadores originais, enriquecidas por dossiers complementares PROMETEU E A CAIXA DE PANDORA é o primeiro livro desta colecção publicado pela Gradiva.

A guerra dos Olimpianos contra os Titãs terminou com a vitória dos primeiros, conduzidos por Zeus. Mas a euforia rapidamente dá lugar ao tédio. Já não se passa nada no Universo. Então, para distrair os deuses que a paz anestesia lentamente, Zeus pede a Prometeu que faça seres mortais, para que a história e a vida regressem ao cosmos. Prometeu engendra então uma espécie que, dotada do fogo e das técnicas, ultrapassa todas as outras. Isto vai valer-lhe a fúria do rei dos deuses, convencido de que a Humanidade ameaça agora a ordem do mundo...

Luc Ferry é um autor de referência no domínio da mitologia grega, com várias obras publicadas acerca do tema. Nascido em Colombes em 1951, Luc Ferry é um filósofo e político francês. Foi Ministro da Educação em dois governos sucessivos. É autor de muitas obras filosóficas, incluindo Le Nouvel ordre écologique (Prémio Médicis de ensaios e Jean-Jacques Rousseau em 1992). Entre outros temas, dedica-se ao estudo das ligações entre a filosofia e a mitologia grega, no qual se enquadra este Prometeu e a Caixa de Pandora.

Comente esta notícia


Ainda não existem comentários para esta notícia.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal