loading gif
Loading...

Notícias



Novidades Gradiva para Setembro

27 Ago, 2019

Conheça aqui as novidades da Gradiva para o mês de Setembro.

HOT - A ciência debaixo dos lençóis
Alice Pace
Como escolhemos o nosso parceiro? O que acontece no cérebro durante o orgasmo? Estas e outras questões têm aqui respostas científicas, numa linguagem simples para o leitor comum. Alice Pace, jornalista científica que ganhou o prémio Piazzano para a divulgação de ciência, fala de sexo e das suas envolventes sem rodeios, com os pormenores que vai querer saber, sobre os temas que interessam. Do perfume ao beijo, da carícia à excitação, da nudez ao orgasmo: o livro para quem tem curiosidade em saber o porquê de tudo o que acontece



Ensinar Filosofia - Um Guia
Steven M. Cahn
Os professores deparam‑se com o desinteresse dos alunos e procuram estratégias que «funcionem». Este livro permite perceber como fazer para que todos os alunos consigam compreender os problemas filosóficos e apreciar a filosofia. Apresenta ideias e sugestões concretas que o autor usou em cursos de preparação de professores de Filosofia, com enorme sucesso: dá exemplos de boas e más práticas, estratégias e escolhas, sem deixar quaisquer aspectos importante de lado, incluindo avaliações e exames. Um guia sobre como inspirar os alunos. Uma inspiração para os professores.



A Banda que Tocou fora da Graça de Deus
António Breda Carvalho
A Banda Que Tocou fora da Graça de Deus, que recria e ficciona a história da Banda do Troviscal, do concelho de Oliveira do Bairro, é em simultâneo um retrato da História de Portugal, no período após a implantação da República, quando a Igreja ainda tentava resistir ao domínio republicano de cariz anticlerical. Depois de em 1922 a banda ter participado num funeral civil foi excomungada pelo bispo de Coimbra e durante anos muitas peripécias ocorreram. Um romance divertido, de um autor com vários livros premiados.



A BD SINGULAR DA GRADIVA
LENINE
Marie-Pierre Rey, Antoine Ozanam, Denis Rodier
Da série «Homens que fizeram História». Com dossier e revisão de Marie-Pierre Rey.



PROMETEU e a Caixa de Pandora
Luc Ferry, Giuseppe Baiguera, Clotilde Bruneau
Para os que cresceram com histórias aos quadradinhos.
Para os adultos e jovens que hoje querem aprender...
Com prazer.
Mitologia Grega: um tema intemporal, agora em BD. Uma série fantástica escrita por Luc Ferry.


O Genocídio Ocultado  - Investigação Histórica Sobre o Tráfico-Negreiro Árabo-Muçulmano
Tidiane N’Diaye
«Escravos Ocultos»
Tidiane N’Diaye é um franco‑senegalês antropólogo e economista que resolveu trazer à luz um facto bastante estudado mas sistematicamente escondido — o tráfico negreiro árabo‑muculmano que se iniciou no séc. VII e só terminou no séc. XX. Esse tráfico provocou chacinas, genocídios e humilhações que muitos europeus envolvidos na História parecem (ou querem) desconhecer. O livro, repleto de factos, termina com um arrepiante testemunho de Gülnata, o último eunuco do último sultão, libertado apenas em 1918, data em que deixou de ser escravo [...]. O livro (Gradiva, 2019) é recomendado a quem relaciona a barbárie da escravatura aos europeus cristãos.»
Por Henrique Monteiro, in Expresso, sobre O Genocídio Ocultado de Tidiane N'Diaye



Eu e os Outros - uma espécie de memórias
José António Saraiva
«O livro é um retrato de um autor equilibrado, confiante, subtilmente irónico, de opiniões cortantes [...]. Um momento alto é o desenho de Oliveira e Costa [...]. Mas a ironia suprema, cinematográfica, é ‘Uma Víscera na Garganta’, de sufocar a rir...»

Por Ernesto Rodrigues, in Sol, sobre Eu e os Outros de José António Saraiva



Por um Populismo de Esquerda
Chantal Mouffe
«Os populistas de esquerda são os que querem democracia a sério.»

[...] Preocupada com o crescimento dos populismos de extrema‑direita, Chantal Mouffe, filósofa política belga da corrente pós‑marxista e uma das principais teóricas da chamada ‘democracia radical’, deixa um aviso sério à esquerda: ‘Se a esquerda não perceber a importância de articular essas resistências com uma estratégia de populismo de esquerda, então é muito provável que o populismo de extrema‑direita cresça e cresça. Não haverá qualquer oposição.’

[...] A social‑democracia terá de escolher o seu caminho: aliar‑se à esquerda ou à direita, não há meio‑termo. Mas a segunda opção será a sua morte, a primeira a salvação. São teses que constam no seu mais recente livro, Por um Populismo de Esquerda, recentemente publicado em Portugal pela Gradiva.

Entrevista a Chantal Mouffe, por Ricardo Cabral Fernandes, in Público



O Chapéu de Vermeer - O século XVII e o nascimento do mundo
Vencedor do Mark Lynton History Prize 2009
Num quadro de Vermeer, um militar fala com uma rapariga que ri. Num outro, uma jovem pesa moedas de prata junto a uma janela. Num terceiro, frutos caem de uma taça de porcelana sobre um tapete turco.
As imagens de Vermeer assombram-nos com a sua beleza e o seu mistério. Que histórias se escondem por detrás destes instantes captados de uma forma tão subtil e tão bela? Através destas imagens íntimas, Timothy Brook revela-nos a rápida expansão do mundo do século XVII, desde os caçadores de castores do Canadá e as minas de prata das Américas até à própria Delft e aos mares da China.

Comente esta notícia


Ainda não existem comentários para esta notícia.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal