loading gif
Loading...

Notícias



Novidades LeYa para Agosto

28 Jul, 2020

Novidades editoriais da Leya para o mês de Agosto, entre elas, Três Novelas, de Mário Cláudio (Dom Quixote), Lugar para Dois, de Miguel Jesus (Casa das Letras), Pés na Terra, de Raquel Ochoa (Oficina do Livro), Estórias com Figuras, de Antonio Tabucchi (Dom Quixote), Jubiabá, de Jorge Amado (Dom Quixote), O Som da Montanha, de Yasunary Kawabata (Dom Quixote), O Olhar que me Persegue, de Helene Flood (Dom Quixote) e Trilogia do Belo - Encontros de Filosofia e Literatura nos 50 Anos de Vida Literária de Mário Cláudio, organizado por Maria Celeste Natário e José Vieira (Dom Quixote).

Três Novelas - Um Verão Assim
As Máscaras de Sábado
Damascena
Mário Cláudio
DOM QUIXOTE
As três primeiras novelas assinadas por Mário Cláudio e publicadas entre 1974 e 1983 colheram desde o primeiro instante o elogio unânime da crítica e dos pares, transformando o escritor numa das mais sérias promessas das letras portuguesas de então. Encontrando-se fora de mercado há já vários anos e não tendo nunca pertencido ao catálogo das Publicações Dom Quixote, a recente celebração dos 50 anos de vida literária de Mário Cláudio foi o pretexto ideal para reunir estas três novelas num só volume.
Nas livrarias a 25 de Agosto

Lugar para Dois - Finalista do Prémio Leya
Miguel Jesus
CASA DAS LETRAS
Depois do sucesso da inauguração do Metropolitano de Lisboa, Daniel Stoffel, responsável financeiro do projeto, parece poder escolher o futuro que quiser.
Porém, a morte da filha num acidente estúpido enche-o de uma culpa de que não se consegue libertar. Desfeito o casamento, começa a afundar-se na bebida, até que um amigo lhe sugere que deixe Portugal, onde tudo aconteceu, e tente recomeçar a vida noutro lugar.
Instala-se, então, num lugar recôndito de Moçambique, onde uma velha negra o ajuda nas tarefas domésticas e lhe leva jornais que o põem a par dos movimentos independentistas das Colónias e das mudanças por que a Metrópole vai passando.
Apesar da vontade de ficar sozinho, o frondoso embondeiro que o protege da curiosidade alheia tem uma frase riscada no tronco que parece traçar-lhe um destino diferente, insistindo na paternidade que lhe estava destinada. E, por mais que Daniel a renegue, é nesse caminho que poderá encontrar o próprio perdão.
Nas livrarias a 25 de Agosto

Pés na Terra
Raquel Ochoa
OFICINA DO LIVRO
Quando lemos relatos de viagens, transformamo-nos nós próprios em viajantes. E isso não deixará de acontecer com a leitura deste notável Pés na Terra, da premiada escritora Raquel Ochoa, que reúne memórias de viagens aos cinco continentes, fazendo-nos olhar para o mundo contemporâneo como algo incrivelmente belo, mas também cheio de desigualdades e contradições. As suas experiências (sobretudo como mulher viajando sozinha e enfrentando o risco e o preconceito), as peripécias inesperadas, as provações e o desconforto a par da superação, do deslumbramento e da pacificação – e ainda o relato apaixonado de alguns encontros especiais ao longo da jornada – são o guia ideal para quem queira sair do seu umbigo para o umbigo do mundo, de mochila às costas ou sentado no sofá.
Nas livrarias a 25 de Agosto

Estórias com Figuras
Antonio Tabuchhi
DOM QUIXOTE - Tradução de Maria José de Lancastre e Gaëtan Martins de Oliveira
Na origem destas estórias de Antonio Tabucchi estão obras de vários artistas plásticos portugueses contemporâneos – José Barrias, António Dacosta, Lisa Santos Silva, Paula Rego, Graça Morais, Maria Helena Vieira da Silva, José de Guimarães, Júlio Pomar, António Costa Pinheiro, Bartolomeu Cid dos Santos -, testemunhando a profunda e duradoura cumplicidade do autor com a cultura e a arte de um país que tão bem soube compreender e sobre o qual tanto e tão brilhantemente escreveu.
Nas livrarias a 25 de Agosto

Jubiabá - nova edição
Jorge Amado
DOM QUIXOTE
Eis o romance que deu projeção internacional a Jorge Amado. A história das voltas e reviravoltas do órfão Antônio Balduíno – que vai de mendigo a músico, de pugilista a trabalhador em plantações de tabaco, de artista de circo a inflamado orador sindical.
Aplaudido pela crítica e pelos leitores desde a sua estreia, em 1931, Jorge Amado viu a sua posição definitivamente firmada no panorama literário brasileiro com o lançamento de Jubiabá.
Publicado em 1935, quando o autor tinha apenas 23 anos, este é um verdadeiro romance de formação, onde o escritor aborda um dos temas que lhe é mais caro – a força da cultura afro-baiana contra a opressão política e as injustiças sociais.
O livro representou uma verdadeira revolução no romance brasileiro. Antônio Balduíno, a sua figura central, tornou-se um dos personagens mais populares da novelística do país, e Jubiabá foi o trampolim que projetou Jorge Amado no estrangeiro, através de uma série impressionante de traduções.
Nas livrarias a 25 de Agosto

O Som da Montanha
Yasunary Kawabata
DOM QUIXOTE - Tradução de Francisco Agarez
De dia, Ogata Shingo, idoso homem de negócios de Tóquio, é atormentado por pequenos lapsos de memória. De noite, associa o rumor distante que lhe chega da montanha vizinha aos sons da morte. Pelo meio, as complexas relações que em tempos alicerçaram a sua vida: uma esposa difícil, um filho mulherengo e uma nora que nele inspira compaixão e frémitos de desejo. Com esta transluzente teia de fios condutores, Kawabata urdiu um romance que é uma meditação, poderosa e serenamente observada, sobre a inexorável passagem do tempo.
Lírico e meticuloso, O Som da Montanha é uma sublime descrição das agruras da velhice – o estreitamento gradual e relutante de uma vida humana, a par dos súbitos afloramentos de paixão que iluminam o seu desenlace.
Nas livrarias a 31 de Agosto

O Olhar que me Persegue
Helene Flood
DOM QUIXOTE - Tradução de Ricardo Gonçalves
Sara está na flor da idade, tem trinta e poucos anos, é casada com Sigurd, um arquiteto igualmente jovem e ambicioso, sócio de um ateliê, sempre assoberbado de trabalho.
Sara é psicóloga e trabalha por conta própria num consultório instalado no anexo da casa onde vivem, e que andam a remodelar depois de a terem herdado do avô de Sigurd.
A maior parte dos seus pacientes são jovens problemáticos, mas não tem tantos como desejaria para equilibrar o orçamento familiar e, na maior parte dos dias, sente-se sozinha e entediada naquela grande casa em obras.
Porém, nada a podia fazer adivinhar o que a esperava: um belo dia, depois de lhe ter deixado uma mensagem amorosa no atendedor de chamadas, Sigurd desaparece. À medida que os terríveis acontecimentos se vão desenrolando, Sara sente-se quase incapaz de gerir tanto a sua vida como os seus pensamentos. Será que pode confiar na sua memória? Será que ela, perita em interpretar as emoções de terceiros, consegue realmente perceber as suas próprias? Será que é vítima do destino ou culpada pelo que ele lhe trouxe?
Nas livrarias a 31 de Agosto

Trilogia do Belo - Encontros de Filosofia
e Literatura nos 50 anos de Vida Literária
de Mário Cláudio
Maria Celeste Natário
e José Vieira
(Organização)
DOM QUIXOTE
“Mário Cláudio ocupa um lugar proeminente na atual literatura de língua portuguesa, não só pela sua qualidade narrativa, mas também pela sua escrita exuberante, pelos seus temas ao mesmo tempo locais e cosmopolitas e pelo alcance das suas personagens que viajam entre o domínio do real e da ficção, pondo em causa aquilo que nós, enquanto humanidade, vamos fazendo. […]
Reunimos aqui um conjunto de ensaios de académicos, professores, críticos literários e investigadores que têm dedicado parte do seu trabalho à análise e reflexão da obra de Mário Cláudio, onde se avançaram novas pistas de leitura, assim como novos horizontes de expetativa em torno da obra do autor […]
O diálogo entre a literatura, a filosofia e o pensamento, a interseção entre diversos campos artísticos como a pintura, a banda desenhada, o cinema, a teologia e a música, por exemplo, serviram para demonstrar o alcance, o dinamismo e a plasticidade da obra de Mário Cláudio.”
Maria Celeste Natário e José Vieira
Nas livrarias a 25 de Agosto

Comente esta notícia


Ainda não existem comentários para esta notícia.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal