loading gif
Loading...

Notícias



Novidades editoriais LeYa para Janeiro

07 Jan, 2021

Novidades editoriais da LeYa para o mês de Janeiro, entre elas, Da Meia-Noite às Seis, de Patrícia Reis (DOM QUIXOTE); Rio Profundo, de Shusako Endo (DOM QUIXOTE); 1984, de George Orwell (DOM QUIXOTE) e O Triunfo dos Porcos, de George Orwell (DOM QUIXOTE).

Da Meia-Noite às Seis
Patrícia Reis
DOM QUIXOTE

Num mundo assolado pela instabilidade, a pergunta da canção de Caetano Veloso mantém-se: «Existirmos: a que será que se destina?»
Escrita num registo de intimidade que nos envolve, esta narrativa segue a vida, presente e passada, de personagens que se cruzam e cujas opções de vida reflectem o que é prioritário em tempos de pandemia.
Da Meia-Noite às Seis é o regresso de Patrícia Reis ao espaço literário que define a singularidade, a subtileza e a sabedoria da sua voz: o território da complexidade das relações humanas e da busca de identidade.
Nas livrarias a 26 de Janeiro

 

Rio Profundo 
Shusako Endo 
DOM QUIXOTE - Tradução de José David Antunes 

Tudo se passa nas margens do Ganges, o rio sagrado da Índia, em torno de cinco japoneses que para aí convergem numa viagem que é tanto física quanto espiritual. Assombrados pelo seu passado, todos eles enfrentam uma ampla gama de dilemas morais e vão em busca de algo que perderam. Isobe, que chora a morte da mulher, procura um sinal da sua reencarnação. Kiguchi, um sobrevivente dos horrores da guerra na selva da Birmânia, tem esperança de poder dar descanso às almas dos camaradas que viu morrer na Autoestrada da Morte. Numada, escritor de contos para crianças que se separou dos animais que amava e sobreviveu a uma doença grave, procura conforto junto da Natureza.
Mas o Ganges é também o local do reencontro de Otsu, um padre japonês rejeitado pelos seus irmãos católicos, e Mitsuko, a mulher que o seduziu nos seus tempos de estudante universitário e que o tentou arrancar à sua fé cristã.
Último romance do autor, Rio Profundo confirma todos os argumentos que levaram a crítica internacional a considerar Shusaku Endo um dos grandes escritores do século xx.
Nas livrarias a 31 de Janeiro

 

1984
George Orwell
DOM QUIXOTE - Tradução de Vasco Gato
1984 é talvez a mais arrepiante e realista visão que a ficção nos deu acerca dos regimes totalitários. Obra especulativa, projeta no futuro uma sociedade distópica e disfuncional, onde impera o Grande Irmão (ele próprio uma ficção dentro da ficção).
A hipervigilância a que são submetidas as personagens, o sentimento prevalecente de paranóia, a autocensura servem aqui para profetizar a ditadura perfeita, onde nem a liberdade de pensamento sobrevive.
Clássico absoluto, que o tempo tem vindo a refinar, ganha ano após ano uma nova atualidade – porque as formas de totalitarismo evoluem, mas o seu objetivo último não: a abolição da memória e do julgamento crítico.
Nas livrarias a 26 de Janeiro

O Triunfo dos Porcos
George Orwell
DOM QUIXOTE - Francisco J. Gonçalves
A frase completa-se, fecha-se o círculo, nasce um dos melhores romances do século XX.
O Triunfo dos Porcos, publicado ainda durante a Segunda Guerra Mundial, revelou ser a alegoria perfeita (e profética) sobre a ascensão ao poder de Estaline e a consequente subversão dos ideais revolucionários.
Lida hoje, porém, é muito mais do que isso. É uma fábula sobre a queda moral dos regimes e a falência dos modelos teóricos de governação quando confrontados com a cupidez humana.
O mais popular livro de George Orwell, que foi recusado na altura por vários editores ingleses (inclusive pelo poeta T. S. Eliot) viria a tornar‑se um raro fenómeno de popularidade. Considerado um dos melhores romances de sempre pela revista Time e pela Modern Library, foi (e ainda é) uma das obras mais censuradas da história recente.
É, nesta versão, apresentada com o prefácio original de Orwell (nunca publicado) e ainda com o prefácio que o autor fez para uma célebre edição em ucraniano.
Nas livrarias a 26 de Janeiro

Comente esta notícia


Ainda não existem comentários para esta notícia.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal