loading gif
Loading...

Notícias



Novidades LeYa para Junho

31 Mai, 2021

Novidades editoriais da LeYa para o mês de Junho, entre elas, Embora Eu Seja Um Velho Errante, de Mário Cláudio (DOM QUIXOTE); Selvagem, de Salvador Santos (DOM QUIXOTE - POESIA); O Mordomo do Rei, de Pedro Beltrão (OFICINA DO LIVRO); Viagem ao Centro do Escuro, de David Machado e Madalena Moniz (CAMINHO - INFANTIL); A Maledicência, de Rosa Ventrella (DOM QUIXOTE); A Biblioteca da Piscina, de Alan Hollinghurst (DOM QUIXOTE); Cartas a Um Jovem Romancista, de Mario Vargas Llosa (DOM QUIXOTE); Cortina de Fumo, de Jorn Lier Horst e Thomas Enger (DOM QUIXOTE).

Embora Eu Seja Um Velho Errante
Mário Cláudio
DOM QUIXOTE

Depois da edição de alguns volumes de poesia assinados por Tiago Veiga, o escritor Mário Cláudio decidiu dar à estampa em 2011 uma biografia exaustiva que tirasse definitivamente do anonimato este poeta que foi contemporâneo de Pessoa, Almada e Pascoaes e que, tendo conhecido figuras de renome em toda a Europa, como Yeats ou Cocteau, escolheu, ao contrário do que se esperava de um português culto e cosmopolita, retirar-se da vida mundana e internar-se no campo com a segunda mulher, Ellen Rassmunsen, uma pintora irlandesa que logo se identificou com a paisagem e o clima do Alto Minho.
Já depois da publicação de Tiago Veiga: Uma Biografia, descobriram-se, contudo, documentos que vieram trazer uma nova luz sobre a figura do poeta que era bisneto de Camilo Castelo Branco, em particular um diário extremamente interessante de Ellen Rassmunsen.
Esses achados levaram então Mário Cláudio a escrever o presente volume que sela e conclui o relato da sua relação com Veiga.
Nas livrarias a 8 de Junho

 

Selvagam
Salvador Santos
DOM QUIXOTE
(Poesia)
Em Selvagem, o primeiro livro do autor, a voz angustiada do sujeito e a violência errática do discurso são acompanhadas pela presença constante da noite. A noite enquanto metáfora da dor, da cegueira do pensamento e da barbárie a que o homem regressa constantemente.
A passagem do tempo – a ruínas das coisas e a aproximação da morte –, o avanço continuado das cidades sobre o litoral e a agonia do mundo rural são alguns dos temas tratados no livro.
Nos poemas comprometidos com o real nota-se uma sensibilidade lírica afectada pelo medo do futuro. O agravamento das desigualdades, as ameaças às liberdades fundamentais, a dissolução do passado e da memória, a destruição ambiental.
Selvagem é a reacção do autor à angústia de não encontrar, em si, ou ao seu redor, a capacidade para construir um mundo perfectível. O desejo de que a noite seja um raio de luz na claridade do dia.
Nas livrarias a 8 de Junho

 

O Mordomo do Rei
Pedro Beltrão
OFICINA DO LIVRO - Romance Histórico
Poucos anos depois da coroação de D. Sancho II, seu irmão mais velho, o jovem infante D. Afonso deixa Portugal e ruma a França, onde permanecerá quase vinte anos, sendo referido em várias histórias francesas como uma figura de extrema importância. Na sua comitiva, leva Pedro Ourigues, seu mestre de armas, e o filho deste, João Peres de Aboim, com quem virá a estreitar laços de amizade e de quem já não se separará até à morte. A aprendizagem de ambos no íntimo contacto com o monarca de França – Luís IX, mais tarde S. Luís – permitir-lhes-á compreender o sentido da governação com base na justiça e na paz e será muito útil quando D. Afonso regressar a Portugal para destronar o irmão, lutando pela modernização do País, a descentralização do poder, o aumento do nível de literacia e a redução do poder feudal.
O Mordomo do Rei é um romance que nos transporta para as transformações políticas, sociais e territoriais de um país que ainda se estava a definir, através da história do homem que foi a sombra do rei e zelou por ele e pelo reino de Portugal.
Nas livrarias a 8 de Junho

 

Viagem ao Centro do Escuro
David Machado (texto)
Madalena Moniz (ilustrações)
CAMINHO - Infantil
A história de dois irmãos que enfrentam, juntos, o medo do escuro, com tudo o que a ausência de luz tem dentro: monstros, muita imaginação e aventuras fantásticas sem nunca saírem do quarto ou ligarem a luz. Que nos é contada por David Machado, autor de mais de uma dezena de livros para crianças.
Nas livrarias a 8 de Junho

 

A Maledicência
Rosa Ventrella
DOM QUIXOTE - Tradução de Diogo Madre Deus
Quando tudo já aconteceu, Teresa reconstrói a história da família. Na sua voz há um fio de nostalgia, perturbado por um leve remorso. A irmã mais nova morreu e é esse acontecimento trágico que desencadeia a viagem aos anos 40 e 50, na Apúlia. Foi aí que nasceram as duas, num ambiente de pobreza que, porém, não impedia a felicidade.
Mas a guerra chega. O pai é recrutado e as três mulheres ficam sozinhas, enfrentando a adversidade e a privação: as duas irmãs e a mãe, Caterina, mulher de uma beleza deslumbrante.
A alegria esvai-se, a pobreza cerca-as e os campos cultivados revelam o que realmente são: terras de um barão que subjuga os camponeses e que cobiça Caterina. Rumores maliciosos começam, então, a espalhar-se na aldeia e, quando o pai regressar da guerra, encontrará um mundo em turbulência: uma casa onde cresceu o silêncio, as disputas pela posse da terra e uma filha, Angelina, linda como a mãe e decidida a sair da pobreza a qualquer custo.
Um romance em que um dos protagonistas é a própria terra: um pedaço áspero e perfumado da Apúlia, coberto de silvas e figos-da-índia, capaz de tudo dar e de tudo tirar.
Nas livrarias a 15 de Junho

 

A Biblioteca da Piscina - 1.ª Edição na Dom Quixote
Alan Hollinghurst
DOM QUIXOTE - Tradução de José Vieira de Lima
Londres, 1983.
Aos vinte e cinco anos, William Beckwith é exuberantemente gay e escandalosamente sedutor. Durante um engate numa casa de banho pública, o jovem salva a vida de um homem mais velho. Este revela ser Charles, Lord Nantwich, igualmente gay e suficientemente colunável para aparecer nos diários de Evelyn Waugh.
Quando voltam a encontrar-se, Charles pede ao jovem para escrever a sua biografia e entrega­-lhe os diários em que confiou o melhor e o pior da sua multi­facetada e emocionante vida. É com relutância que William aceita lê-los. Mas o que vai descobrir abala a sua pose altiva, pois Charles é uma figura extraordinária e emblemática da elite homossexual inglesa.
Juntas, as histórias dos dois homens compõem um retrato meticuloso e irónico da vida e da cultura gay inglesas.
A Biblioteca da Piscina é uma agridoce crónica de costumes, onde o passado e o presente exibem os seus objectos de desejo, os seus códigos mais ou menos secretos, usos e práticas sexuais e amorosas.
Nas livrarias a 22 de Junho

 

Cartas a Um Jovem Romancista - 2.ª Edição
Mario Vargas Llosa
DOM QUIXOTE - Tradução de Maria do Carmo Abreu
Através destas cartas, Mario Vargas Llosa fala-nos com grande lucidez da arte de narrar, da vocação literária e do exercício dessa vocação.
Nesse sentido, discorre sobre o poder de persuasão das histórias, o estilo, os vários tipos de narrador, o espaço e o tempo, os níveis de realidade, a estrutura do romance, a autenticidade e a eficácia da escrita e, claro, a coerência interna da narrativa, que emana da própria linguagem.
Uma demonstração de sabedoria e experiência, ilustrada por inúmeros exemplos de escritores e romances, descritos com pinceladas breves e certeiras, e que acaba com um conselho definitivo: «Querido amigo: estou a tentar dizer‑lhe que esqueça tudo o que leu nas minhas cartas sobre a forma romanesca e que se ponha a escrever romances de uma vez por todas.»
Nas livrarias a 29 de Junho

 

Cortina de Fumo
Jorn Lier Horst & Thomas Enger
DOM QUIXOTE - Tradução de João Reis
Oslo, véspera de Ano Novo. A celebração anual com o espectáculo de fogo de artifício é abalada por uma explosão e a Noruega é colocada em alerta terrorista.
O detective Alexander Blix e a obstinada jornalista Emma Ramm estão no local e, quando uma sobrevivente gravemente ferida é retirada da água gelada diante do cais da Câmara Municipal, Blix reconhece-a de imediato como a mãe de Patricia Smeplass, uma criança de dois anos que foi raptada no caminho para casa dez anos antes... e que nunca foi encontrada.
Na altura, Blix esteve fortemente envolvido na investigação, mas apesar da busca intensa não foi descoberto qualquer vestígio da menina desaparecida. Agora, à medida que o caso ganha uma vez mais a atenção do público, Emma Ramm fica também intrigada com o mistério. E haverá alguma ligação entre a bomba da passagem de ano e o rapto de Patricia?
Quando se torna claro que nada é o que parece, Blix e Ramm unem forças para investigar o caso por resolver, penetrando na cortina de fumo que foi concebida para esconder toda a verdade.
Nas livrarias a 22 de Junho

 

CAMINHO

SAIR DA ESTRADA, de Paulo Dentinho (nas livrarias a 1/6) (bastidores de reportagens)

«São 13 histórias que se leem de um fôlego. Para que a memória não se apague e as tragédias não sejam esquecidas.»

Teresa de Sousa

«Numa escrita rápida, direta e eficaz, própria do jornalismo, Paulo Dentinho aborda os acontecimentos que testemunhou partindo dos bastidores das reportagens.»

José Manuel Barata-Feyo

 

«Sair da Estrada é um livro de descobertas.»

Mário Zambujal

 

A NOITE E A MADRUGADA, de Fernando Namora (nas livrarias a 15/6)
O médico, que lhes tinha um desprezo de asco, livrava-os muitas vezes da morte, como fez a Joana, e seu ventre preguiçoso, cujo feto apodrecido e negro teve de ser puxado a ferros. O Dr. Providencia achava que podia dominar os miseráveis pelo terror, e os pavorosos casos clínicos a que ele acudia não eram mais do que bem-aventuranças dos Ceus: «a fome e a doença tornavam mais doceis os camponeses». E, assim, submissos e domesticados, ele os ofertava aos suseranos da terra, perante as suas mesas fartas.
Do Prefácio, Ana Margarida de Carvalho

 

OFICINA DO LIVRO

DIÁRIO DE UM MÉDICO NO COMBATE À PANDEMIA, de Gustavo Carona (nas livrarias 1/6)
Gustavo Carona já exerceu medicina em situações de máximo desespero, socorrendo populações dilaceradas pela guerra em alguns dos conflitos mais sangrentos do mundo – mas foi no Hospital de Matosinhos, onde trabalha diariamente, que viria a desempenhar a missão mais difícil da sua vida.
Especialista em cuidados intensivos e anestesiologia, o médico portuense traz-nos um testemunho em carne viva sobre a abnegação, o vincado sentido de dever e também o sofrimento dos profissionais de saúde ao longo da pandemia da covid-19. Partindo do seu próprio caso, ao debater-se com a gestão de problemas pessoais, dores físicas constantes e um burnout que não apenas o afastou da sua unidade de cuidados intensivos como lhe trouxe um sentimento de frustração insustentável, Gustavo Carona faz um relato profundamente humano da angústia e do heroísmo de médicos, enfermeiros e auxiliares diante de um inimigo mortal que, além de invisível e desconhecido, não raras vezes pareceu incomensuravelmente mais poderoso do que a resistência mais árdua dos homens e os conhecimentos mais avançados da ciência.

 

COMO FICAR RICO EM 12 MESES, de Cláudio Almeida (nas livrarias a 8/6)
Prefácio de Ricardo Araújo Pereira e José Diogo Quintela
O LIVRO QUE LHE DÁ A PAPINHA TODA FEITA!
O guionista do programa Isto é Gozar com Quem Trabalha, vai ensinar os portugueses de forma prática e cheia de sentido de humor como ganhar mais dinheiro em menos tempo criando o seu próprio negócio. Este livro inclui modelos práticos, exemplos e alguns modelos de negócio.

COM ESTE LIVRO,O LEITOR VAI DESCOBRIR A SUA PERSONALIDADE E O MELHOR CAMINHO PARA ATINGIR O SEU SUCESSO. ONDE, COMO, QUANDO, COM QUEM.

 

SEM REI, NEM ROQUE, de João Palma e Rodrigo Matos (nas livrarias a 15/6)

As origens das expressões populares
Todos sabemos que custar os olhos da cara significa um preço extremamente elevado, mas a origem (macabra) desta expressão popular é bem menos conhecida. Também sabemos que dourar a pílula se refere à tentativa de melhorar a aparência de uma situação ou coisa menos boa, mas como nasceu semelhante imagem? Mais: porque é que, quando se atribui responsabilidades a outros, se diz, eles que são brancos, que se entendam? E, já agora, porque é que, quando se é malsucedido ou não se consegue cumprir determinado objectivo, se usa a imagem dar com os burros na água? Embarque nesta viagem às origens das expressões populares mais usadas pelos portugueses e conheça estas e outras respostas (se não perceber alguma parte, fazemos-lhe um desenho…).

 

GAILIVRO

CHAOS WALKING. A FACA QUE NOS UNE, de Patrick Ness (nas livrarias 1/6)
Prentisstown não é uma cidade comum. Não existem mulheres e desde que os seus habitantes foram infetados com o vírus do Ruído, todos conseguem ouvir, e por vezes ver, os pensamentos dos outros habitantes. O barulho é ensurdecedor e não há forma de se manterem segredos. Todd Hewitt é o único rapaz a viver nesta cidade de homens, falta apenas um mês para deixar de ser adolescente. Ele nunca se encaixou nesta sociedade e sente que há algo de estranho e misterioso em Prentisstown. 
Um dia, por acaso, encontra um local em completo e absoluto silêncio, que o coloca em perigo. Todd é forçado a fugir antes que seja tarde demais, mas nessa fuga conhece alguém que não deveria existir: uma rapariga. 
Ambos terão de se aliar e correr para se manterem vivos, mas como é possível existir um segredo tão terrível e perigoso? E como poderão sobreviver se os inimigos conseguem ouvir os seus pensamentos?

 

INFANTIL/JUVENIL

DOM QUIXOTE

Gravity Falls: Contos do Estranho e Inexplicável (Disney) (nas livrarias 29/6)

Histórias para adormecer baseadas nos teus episódios favoritos.
Verão! Tempo para dias preguiçosos, gelados e piscinas. Ou, se for para o Dipper e a Mabel Pines, é tempo para aventuras de arrepiar, com o adorável tio Stan (isso é discutível), e o pessoal da Cabana do Mistério! Prepara-te para ler alguns dos momentos mais memoráveis das histórias do Dipper e da Mabel. É provável que o tio Stan também tenha algo a ver com tudo isto

 

Luca: história para colorir / narrativa pequena / o livro do filme (Disney) (nas livrarias 8/6)
Um verão inesquecível onde a amizade fala mais alto.
Já ouviste falar em monstros marinhos? Alguns pensam que são apenas um mito, destinados a assustar marinheiros e pescadores. Mas como bem sabes, todos os mitos podem muito bem ser verdadeiros. Luca e Alberto são dois monstros marinhos amigáveis, curiosos sobre o mundo acima da superfície da água, o mundo humano. E, um dia, eles decidem nadar em direção a Portorosso, à procura de aventura e... De uma verdadeira Vespa. Junta-te a eles neste verão inesquecível na Riviera italiana, cheio de gelados, massa e amizades para a vida toda.

 

GAILIVRO

DESEJO, de Tracy Wolff  (Livro de YA) (nas livrarias 29/6)
DESCOBRE A SÉRIE BESTSELLER DO NEW YORK TIMES!
O meu mundo transformou-se quando cheguei ao Colégio Katmere. Neste lugar, nada é o que parece, incluindo os outros alunos. Aqui estou eu, uma simples mortal entre deuses... ou monstros. Continuo sem saber a que grupo pertenço, se é que pertenço a algum. Apenas sei que a única coisa que todos têm em comum é o ódio por mim. Depois, há o Jaxon Vega. Um vampiro com segredos mortíferos e desprovido de sentimentos há mais de um século. Mas há qualquer coisa nele que me atrai, algo que combina com o meu coração partido. E que pode representar a nossa morte. Existiu um motivo para o Jaxon se isolar, mas, agora, há alguém a querer acordar um monstro adormecido, o que me leva a pensar se a minha presença aqui foi intencional, como isco

 

TEXTO

O Meu Livro Atividades Com Dinossauros,de Dougal Dixon e Jean Claude (nas livrarias 22/6)
Livro com actividades apropriado para as ferias de verão,
Aprende factos engraçados enquanto fazes jogos divertidos.
Estás pronto para Aprender e Divertir-te com Dinossauros? Este livro contém atividades como: UNE OS PONTOS, PUZZLES, SUDOKUS, QUEBRA-CABEÇAS, ENCONTRA AS DIFERENÇAS e COMPLETA A SEQUÊNCIA, entre muitos outros jogos divertidos. Os pequenos amantes de Dinossauros vão descobrir um monte de curiosidades sobre o passado jurássico, enquanto fazem as diversas atividades que ilustram as páginas deste livro do mundo pré-histórico.

 

A História Dos Jogos Olímpicos de Museu Olímpico Uma Publicação Oficial da Fundação Olímpica para a Cultura e o Património(nas livrarias 15/6)
REVIVA A GLÓRIA DO MAIOR EVENTO DESPORTIVO DO MUNDO! Repleto de imagens extraordinárias das provas, dos atletas e dos símbolos olímpicos, A História dos Jogos Olímpicos convida a descobrir a história do maior acontecimento desportivo à face da Terra! • Conhece tudo sobre as 28 edições dos Jogos, desde Atenas 1896 até ao Rio 2016. • Descobre as estrelas que brilharam nas Olimpíadas. • Inclui uma antevisão dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

 

OFICINA DO LIVRO

 Os Mini Sete 5 Depressa, Sete, Depressa, de Enid Blyton
Quinto volume da coleção das pequenas histórias ilustradas de Os Mini-Sete!(nas livrarias 22/6)
Um homem envolvido num acidente tenta passar uma mensagem a quem o acudiu, mas só Os Sete a conseguem decifrar! Conseguirão eles chegar a tempo de impedir uma tragédia? Uma iniciação à leitura perfeita para os mais pequenos e uma forma emocionante de lerem os clássicos de Enid Blyton.

 

Comente esta notícia


Ainda não existem comentários para esta notícia.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal