Notícias

Novidades Penguin - Março
NOVIDADES PENGUIN RANDOM HOUSE
MARÇO 2023
Maria Isaac, finalista do Prémio Fundação Eça de Queiroz, é sem dúvida um nome a ter em conta na nova geração de autores nacionais e prova disso é o seu romance Quantos ventos na terra, o primeiro na Penguin Random House.
"O desertor" marca o regresso de Abdulrazak Gurnah, tendo duas histórias de amor entrelaçadas na época colonial em plena África Oriental. De um Nobel para outro, surgem duas novas edições de Halldór Laxness: "Gente independente" e "Os peixes também sabem cantar". De regresso está também a finlandesa Sofi Oksanen, que, depois de "A purga", tem uma história impactante sobre a exploração do corpo da mulher em "O parque dos cães".
Ainda na literatura estrangeira, a entrada de Serhij Zhadan, um dos mais aclamados escritores da Ucrânia contemporânea com um romance premonitório, Internato, e da chilena Alia Trabucco Zerán com o livro-sensação "Limpa", finalista do Man Booker Prize.
"Até aos ossos", o romance de Camille DeAngelis que é uma história de amor e procura incessante quando se vive à margem da sociedade. "Amor & outras palavras", de Christina Lauren, mais um bestseller, enquanto "O olhar da Medusa", de Natalie Haynes, apresenta uma nova abordagem, mais feminista, de uma narrativa já conhecida da mitologia grega.
Na não-ficção, duas autoras portuguesas: Bem me quero, de Catarina Corujo, um manual sobre autoaceitação que todos deviam ler; e É normal?, de Leonor Oliveira, autora do projeto Pronto a Despir, que responde a todas as questões sexuais.
O estranho e surpreendente mundo dos sentidos, do dr. Guy Leschziner, uma compilação de casos curiosos de pessoas cujos sentidos sofreram alterações que mudaram a sua perspetiva do mundo, com ecos de Oliver Sacks em O homem que confundiu a mulher com um chapéu.
FICÇÃO LITERÁRIA
O parque dos cães
Sofi Oksanen
Trad. Ana Maria Pereirinha
20 Março
Romance sobre a condição feminina e a exploração do corpo da mulher
O parque dos cães oscila entre dois mundos: a Helsínquia da atualidade e a Ucrânia que conquistou a independência, após o colapso da União Soviética. Do cruzamento destas realidades surge outra: a endémica corrupção do Leste, alimentando a ganância do Ocidente. No meio estão duas mulheres que partilham uma história de lealdade, amor e confiança traída. Dão por si arrastadas para uma torrente de lutas de poder que opõe famílias influentes, sexo feminino e sexo masculino. A razão é só uma: o corpo da mulher tem a capacidade de dar vida e, por isso, é fonte de lucro.
Vencedora dos prestigiados Prémio Femina e Prémio de Literatura do Conselho Nórdico.
Gente independente
Halldór Laxness
Trad. Guðlaug Rún Margeirsdóttirro
6 Março
Uma história épica e, ao mesmo tempo, trágica e bela
Gente independente conta a saga de Bjartur, um homem obstinado, inquebrável e inesquecível. Bjartur vive no limiar da autossuficiência, contando apenas com a sua obstinação e força interior, rejeitando qualquer caridade em nome da independência, valor levado ao extremo das suas consequências.
Hálldor Laxness é Prémio Nobel de Literatura.
Os frutos da terra
Knut Hamsun
Trad. João Reis
6 Março
Um dos cumes mais elevados da produção literária de Knut Hamsun
Hamsun oferece ao leitor neste romance uma das personagens mais fascinantes da história da literatura: Isak, homem rude e sem passado, intrépido pioneiro, estabelece-se na terra inóspita e selvagem do norte da Noruega, onde constrói com o esforço do seu trabalho uma quinta e funda, juntamente com a sua mulher Inger, uma família e um modelo de vida ideal, ameaçado pela chegada de outros colonos.
Knut Hamsun é Prémio Nobel de Literatura.
Os peixes também sabem cantar
Halldór Laxness
Trad. João Cruz e Mário Cruz
20 Março
Romance mágico e comovente sobre a passagem da infância para a vida adulta
Um romance mágico e comovente sobre a passagem da infância para a vida adulta numa Islândia em pleno século XIX que vai deixando para trás a sua misteriosa e ancestral sociedade e, timidamente, enfrenta o progresso e o desencanto da modernidade.
O desertor
Abdulrazak Gurnah
Trad. Eugénia Antunes
20 Março
Confirma o talento de narrador e cronista de uma África desconhecida
Obra representativa do talento de Abdulrazak Gurnah, O desertor evoca o complexo ambiente social, religioso e cultural da África Oriental na época colonial através de duas histórias de amor, separadas pelo tempo, mas unidas pelo seu desfecho, evidenciando o intricado mosaico de uma África ainda desconhecida.
Abdulrazak Gurnah foi Prémio Nobel de Literatura de 2021.
Mistérios
Knut Hamsun
Trad. João Reis
20 Março
Uma das obras fundamentais de Knut Hamsun
A chegada de um misterioso estrangeiro a uma pequena cidade costeira da Noruega transformará para sempre a aparente vida tranquila e inocente dos seus habitantes. Nagal, indivíduo controverso, com uma personalidade irracional e autodestrutiva, estabelecerá uma relação especial com Grøgaard, o Anão, personagem repudiada por todos. Com a involuntária ajuda deste exporá todos os segredos da pequena comunidade.
Os Malaquias
Andréa del Fuego
6 Março
Nova edição do romance vencedor do Prémio José Saramago
Um casal morre, fulminado por um raio. Os seus três filhos, agora órfãos, seguem destinos separados. É das cinzas que nasce um dos mais cintilantes romances da literatura contemporânea em língua portuguesa.
Internato
Serhij Zhadan
Trad. Ana Prokopyshyn
6 Março
Uma obra literária que captura o espírito do tempo
Com uma arte narrativa descrita pela crítica como «jazz verbal», que transforma palavras em imagens poderosas, Serhij Zhadan descreve com rigor e inesperada poesia como a guerra transforma uma paisagem outrora familiar numa realidade apocalíptica.
Prémio Hannah Arendt 2022
Prémio EBRD 2022
Limpa
Alia Trabucco Zerán
Trad. Isabel Pettermann
20 Março
Os conflitos de classe e a intimidade do trabalho doméstico
Vinda do campo para a capital do país, Estela García encontra trabalho junto do abastado casal Jansen como criada de quarto e ama da sua filha recém-nascida, Julia. Considerado pela crítica um romance «eletrificante», carregado de tensão até ao final, Limpa é uma poderosa exploração dos sentimentos contraditórios e das complexas relações de poder que se estabelecem entre dois mundos diferentes unidos debaixo do mesmo teto.
Finalista do prémio Man Booker International. Livro-sensação, em vias de tradução em 15 línguas.
A tragédia de Macbeth
William Shakespeare
Trad. e introdução Daniel Jonas
20 Março
Um homem a braços com as consequências trágicas de uma ambição desmedida
No caminho de regresso de uma batalha ganha, dois generais de Duncan, rei da Escócia, recebem profecias inesperadas. A Banquo é vaticinado que dará origem a uma dinastia de reis. A Macbeth, porém, as bruxas anunciam que virá, ele próprio, a ocupar o trono. A partir desse momento, o outrora leal e corajoso general transforma-se numa alma sedenta de poder cuja ambição desmedida precipitará uma espiral de violência sobre a corte e o levará, a ele e a Lady Macbeth, à loucura.
Um clássico com a introdução do poeta e dramaturgo Daniel Jonas.
FICÇÃO
Quantos ventos na terra
Maria Isaac
6 Março
Maria Isaac é uma nova voz em ascensão na literatura contemporânea
Como é tradição nas boas histórias de aventuras, também esta começa numa noite de chuva, com uma caça ao tesouro. Passa-se numa vila onde os segredos antigos começam a ser descobertos por um grupo de miúdos demasiado curiosos e dos quais toda a gente desconfia. É para quem adorou Capitães da areia, de Jorge Amado.
Autora finalista do Prémio Fundação Eça de Queiroz.
Até aos ossos
Camille DeAngelis
Trad. Carmo Romão
6 Março
A rapariga desta história não parte corações, ela devora-os
Maren Yearly quer o mesmo que qualquer rapariga da sua idade. Tornar-se alguém que os outros admirem e respeitem. Ser amada. Mas Maren tem um segredo que a torna diferente, impulsos que não consegue controlar. E odeia-se pelas coisas más que o seu instinto a pressiona a fazer, por aquilo que causa a si e à sua família.
Falsas memórias
Blake Crouch
Trad. José Remelhe
20 Março
E se alguém pudesse reescrever a sua vida?
A realidade é feita de memórias.
É nisso que acredita Barry Sutton, inspetor da polícia de Nova Iorque que se encontra a investigar um fenómeno invulgar chamado Síndrome das Falsas Memórias – doença que enlouquece as vítimas com recordações de uma vida que nunca viveram. Também Helena Smith, neurocientista, acredita nisso. Juntos percebem que talvez exista algo mais sinistro do que a doença a ameaçar o mundo tal como o conhecem. Um livro de ficção científica de um dos autores mais reconhecidos da área.
Melhor Livro do Ano para a Time, bestseller do New York Times. Será transformado em série da Netflix.
A cor púrpura
Alice Walker
Trad. Tânia Ganho
20 Março
Um clássico da literatura e um importante manifesto com nova capa
Romance epistolar que descreve a vida de uma mulher negra, no sul de Estados Unidos, pobre e praticamente analfabeta. Tão relevante hoje quanto no ano da sua publicação, é uma extraordinária peça de ficção que combate o ódio, a desigualdade e a violência, ao mesmo tempo que celebra o amor pela vida. Agora editado com uma nova capa.
Vencedor do Prémio Pulitzer e do National Book Award. Oprah Winfrey protagonizou o filme de Steven Spielberg baseado nesta obra.
O jogo
Elle Kennedy
Trad. Isabel Moreira
6 Março
O muito aguardado terceiro volume da série Off-Campus
Dean Di Laurentis está habituado a conseguir tudo o que quer, seja no plano desportivo, académico ou amoroso. Na Universidade Briar, todos conhecem a sua fama de mulherengo, mas não há rapariga capaz de resistir aos seus encantos. Ou será que há? Allie Hayes chegou a uma encruzilhada em relação ao seu futuro profissional e amoroso. Depois do fim do namoro com Sean, não pensa em envolvimentos sérios, mas também não quer relações sem qualquer compromisso. Ou será que quer?
Uma das coleções de maior sucesso do género New Adult.
O olhar da Medusa
Natalie Haynes
Trad. Nuno Carvalho
6 Março
Uma releitura feminista que aproxima os leitores da mitologia grega
Única mortal numa família de deuses, Medusa é a mais nova das três Górgonas. Ao contrário das suas irmãs, Medusa envelhece, passa por mudanças, possui fraquezas. A mortalidade traz-lhe um sentimento de urgência e curiosidade que a sua família nunca conhecerá. Mas a sua vida, tranquila até aí, é subitamente devastada por Posídon, que a viola no templo de Atena. E a deusa, por sua vez, furiosa com a violação do seu espaço sagrado, decide vingar-se — contra Medusa.
Autora finalista do Women’s Prize.
Amor & outras palavras
Christina Lauren
Trad. Dulce Afonso
20 Março
Seleção da Amazon e direitos vendidos para 12 países
A rotina de Macy é ambiciosa, embora a sua vida amorosa tenha esmorecido. É pediatra, vai casar-se com um homem financeiramente estável, mantém uma vida discreta e o coração guardado a sete chaves. Quando um acaso a faz reencontrar Elliot — o seu primeiro e único amor —, a cuidadosa bolha que tem vindo a construir começa a dissolver-se.
Viajantes da noite
Armando Lucas Correa
Trad. Maria José Figueiredo
20 Março
Uma saga familiar num período de guerra e revolução
Ally Keller, Lilith, Nadine e Luna. Quatro gerações de mulheres vivem a guerra e a esperança, do nazismo à revolução cubana, até, por fim, à queda do Muro de Berlim.
«Uma história multigeracional espantosa cujo ritmo, tenso, faz as páginas voarem. Os leitores irão ficar profundamente comovidos.»
Publishers Weekly
Bloom: o verão em que o amor cresceu
Kevin Panetta e Savanna Ganucheau
Trad. Margarida Ferreira
20 Março
Uma novela gráfica LGBTQIAP+ sobre amor, pão e música
A escrita de Kevin Panetta junta-se à arte de Savanna Ganucheau, numa deliciosa receita com deslumbrantes ilustrações de amor terno e sincero. Perfeita para fãs de Heartstopper, esta é uma história que nos mostra que as escolhas que fazemos podem ter consequências desastrosas, mas aqueles que nos amam estarão sempre por perto para nos ajudar a crescer.